VACINAÇÃO DE 1ª DOSE CONTRA COVID É RETOMADA EM MARINGÁ COM LONGAS FILAS

VACINAÇÃO DE 1ª DOSE CONTRA COVID É RETOMADA EM MARINGÁ COM LONGAS FILAS

Depois de mais de uma semana suspensa, a vacinação contra a covid-19 de primeira dose em Maringá foi retomada. Estão sendo vacinados idosos com 65 anos ou mais. As informações são de Luciana Peña, da CBN Maringá.

Na Unidade de Saúde Pinheiros (UBS) a fila dobra o quarteirão. O primeiro carro estacionou em frente à unidade de madrugada, disse uma atendente.

Maria de Fátima Gonçalves estava desanimada com tanta gente na frente dela. “Tem bastante [fila]. Daqui até lá deve dar umas quatro ou cinco quadras. Eu achava que nem fila tinha […]. [Mas], vou ficar na fila por eu moro bem longe, na Avenida das Palmeiras, não dá para eu ir embora e voltar não”, afirma Maria de Fátima.

A UBS Pinheiros é uma das mais movimentadas. Fátima Pereira disse que uma mulher na frente dela na fila veio do postinho Mandacaru, porque lá tinha muita gente, mas encontrou uma fila maior ainda na UBS Pinheiros.

“A gente acha que já passou umas 400 pessoas na nossa frente, nós estamos aqui desde às 7h. […] Está quase parando. […] A mulher disse que tem [mais gente na UBS Pinheiros], disse que na Mandacaru tem menos […]. Tem que enfrentar, vai que acaba”, diz Fátima.

Renato Silva tem 69 anos e ainda não tomou a primeira dose, porque estava em isolamento. Renato perdeu uma nora e muitos amigos por causa da covid-19.

“Não tomei porque estava com covid, estava em isolamento e tinha que esperar mais 30 dias. Como não estava dando vacina, estou vindo hoje para tomar. E, agora, peguei essa fila que não estava esperando […]. A gente tem que aguardar. Eu já perdi minha nora, quase perdi dois filhos, perdi vários conhecidos meus, tudo com covidva”, comenta Silva.

Na UBS Pinheiros, os idosos que vão tomar a segunda dose estão numa fila separada. Às 10h já tinham sido distribuídas 260 senhas para a segunda dose.

Na UBS Tuiuti, a Guarda Municipal foi chamada devido à aglomeração de pessoas que seriam vacinadas. Francisca de Castro, uma das pessoas que aguardavam na fila da vacinação, disse que quando chegou à UBS nesta manhã não viu nenhuma organização entre os idosos que aguardavam para serem imunizados. “Estavam todos amontoados aqui na frente. Tirando as pessoas que estavam nas cadeiras, o restante estava todo amontoado. A rua já estava interditada desde cedo, [mas] a Guarda Municipal veio para colocar ordem”, destaca.

Também estão vacinando as UBSs Mandacaru, Tuiuti, Policlínica Zona Sul, Zona 7, Iguaçu, Floriano e Iguatemi.

O drive-thru do Calil Haddad é, preferencialmente, para idosos com dificuldade de locomoção.

Foto: Luciana Peña / CBN Maringá

Da CBN Maringá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *