TEMPORAL CAUSA DESLIGAMENTO DE CINCO UNIDADES GERADORAS DE ITAIPU

Foto: Rubens Fraulini/Itaipu

Tempestades que atingiram o estado do Paraná neste sábado (23/10) levaram ao desligamento temporário de cinco das 20 unidades geradoras da usina hidrelétrica de Itaipu. A medida é acionada automaticamente e faz parte de um esquema especial de proteção da rede. Ele foi disparado após o desligamento de linhas de transmissão de 750 quilovolts na região Oeste paranaense, que conectam Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e foram diretamente afetadas pelo mau tempo. As informações são da Gazeta do Povo.

Segundo Itaipu, a situação foi normalizada no mesmo dia e o temporal não trouxe qualquer impacto às instalações da usina, que segue operando com total disponibilidade de potência e energia.

Conforme nota divulgada por Itaipu, a situação obrigou a abertura do vertedouro para compensar temporariamente a variação de afluência e nível do rio Paraná (provocada pelo desligamento das unidades geradoras), em cumprimento a limites previstos no Acordo Tripartite. A operação durou cerca de 8 horas “À medida que a Itaipu foi sendo demandada para o restabelecimento da geração aos valores originais, a vazão vertida foi sendo diminuída até o completo fechamento do vertedouro, às 22h28min de sábado”.

As fortes chuvas registradas pelo estado causou estragos e falta de energia em diversos municípios.

Da Gazeta do Povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *