RODÍZIO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA É RETOMADO EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

RODÍZIO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA É RETOMADO EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

O rodízio no abastecimento de água, suspenso no período de festas, será retomado a partir desta segunda-feira (04/01) em Curitiba e Região Metropolitana. O regime deve ser o mesmo adotado anteriormente, com 36 por 36 horas, ou seja, para cada um dia e meio sem água o fornecimento de água será feito por um dia em meio.

A  Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) suspendeu o rodízio do dia 22 de dezembro até o dia 3 de janeiro. A suspensão foi possível graças à combinação das chuvas do fim de novembro e início de dezembro e do uso econômico da água pela população, atendendo à campanha META20. Com isso, o nível das barragens aumentou permitindo um fôlego neste período.

No final do ano as barragens que abastecem a Grande Curitiba estavam com nível acumulado de pouco mais de 40%, segundo o último levantamento feito pela Sanepar em 30 de dezembro. 

Chuvas
Apenas quatro meses do ano passado foram de chuvas acima da média histórica em Curitiba. Esse cenário agravou a crise hídrica iniciada em junho de 2019, e levou a Sanepar a adotar o racionamento de água na RMC. Os meses com chuvas acumuladas positivas foram junho, agosto, novembro e dezembro. Ao longo desta semana os dias seguem sujeitos à pancadas de chuva típicas de verão na RMC e boa parte do Paraná.

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Do Bem Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *