PARANÁ REGISTRA A TERCEIRA MAIOR TAXA DE TRANSMISSÃO DE COVID DA PANDEMIA

Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

O Paraná está com terceira maior taxa de transmissão de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo dados de domingo (09/01) do Sistema Loft Science. A taxa está em 1,46, perdendo somente para as registradas em 11 de março de 2021, 1,58, e em junho do ano passado, 1,48. Atualmente, também é a terceira maior do País, ficando atrás do Rio de Janeiro (1,71) e Minas Gerais (1,61). O que mais chama atenção, no levantamento do Sistema Loft Science, no entanto, é a velocidade do aumento do índice de transmissão. Em 30 de dezembro de 2021, o índice estava em 0,84. Em apenas 11 dias, saltou para 1,46. O índice paranaense está abaixo ainda do Brasil. As informações são de Josianne Ritz, do Bem Paraná.

Os dados são do sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os estados e do País a partir de um algoritmo desenvolvido pela empresa. Os números foram atualizados no domingo (09/01) O indicador tem como objetivo estimar o nível de contágio pelo vírus em um território durante a pandemia. A contaminação está acelerada se a taxa está acima de 1, estável se é igual a 1 ou em queda se está menor que 1 – o único caso em que a situação epidêmica demonstra melhora. Quanto menor o Rt, menores são as chances de contaminação pelo vírus.

Testes
O aumento de casos fez também disparar a procura por testagens para Covid e também da Influenza. Na semana passada chegou a faltar alguns tipos de testes na cidade. Laboratórios, hospitais, farmácias e outros pontos de testagem, normalmente encontram filas. No domingo, havia também o serviço de drive-thru no Hospital São Vicente e na Santa Casa, ambos na região Central de Curitiba.

O Hospital São Vicente Curitiba atende com um drive-thru para a realização de exames de diagnóstico da Covid-19 e outros vírus de doenças respiratórias, como o Influenza. São disponibilizados os testes: Antígeno para Covid-19, PCR Express para Covid-19, PCR 48h para Covid-19, Sorológico IgG/IgM para Covid-19 e Painel Respiratório, em parceria com o laboratório LCA.

Do Bem Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *