PARANÁ CONFIRMA 20 CASOS DE H3N2; OCORRÊNCIAS ESTÃO EM 12 CIDADES

Foto: Danilo Avanci/SESA

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira (20/12) 20 casos do vírus da gripe, H3N2, no Estado. Os casos estão em 12 cidades. Curitiba tem um caso confirmado. Uma morte ocorreu em Maringá. Mesmo assim, a secretaria diz que o Estado não tem surto da doença. As informações são do Bem Paraná.

O anúncio foi feito no final da tarde pelo secretário da Saúde, Beto Preto, e a secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, além de técnicos da secretaria de Saúde.

Os casos confirmados estão em Campo Mourão (1), Tapira (1), Pinhais (2), Toledo (1), Cornélio Procópio (1), Castro (2). Guarapuava (1), Maringá (1, com óbito), Campo Largo (2), Pato Branco (3), Paranaguá (3), Curitiba (1) e Resende (1), cidade do Rio de Janeiro, mas que teve o diagnóstico no Paraná.

Até a semana passada vários estados vinham com casos de surto da H3N2. O Rio de Janeiro foi o primeiro a confirmar.

Até o momento existem apenas especulações sobre estes surtos em época de clima mais quente, algo incomum no histórico do vírus influenza, mas comum em clima mais frio. Algumas das causas ventiladas por enquanto seria a baixa cobertura vacinal contra a gripe, a abertura das medidas restritivas, especialmente com relação à movimentação das pessoas e os hábitos de higienização.

Na coletiva o secretário também informou a redução do intervalo de vacinação da D1 para a D2 de 56 para 21 dias (COVID-19).

Do Bem Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *