NA GRANDE CURITIBA, 14 HOSPITAIS ALCANÇAM 100% DE TAXA DE OCUPAÇÃO EM LEITOS DE UTI ADULTO

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Com o avanço das síndromes respiratórias, os leitos de UTI da Grande Curitiba têm apresentado alto índice de ocupação nos últimos dias. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), publicados nesta quinta (02/06), 14 dos 19 hospitais da Região Metropolitana estão com 100% de ocupação nos leitos de UTI geral pelo SUS. As informações são do Bem Paraná.

A ocupação em toda a região Macro-Leste, que inclui ainda o Litoral e cidades dos Campos Gerais entre os leitos habilitados está em 98% com apenas 16 vagas livres e 741 das 757 vagas com pacientes. Já entre os leitos contratados, que são menos, a ocupação está 83% com 12 vagas ainda livres, ou seja 58 das 70 ocupadas.
UTIs pediátricas

Entre os oitos hospitais que oferecem leitos pediátricos de UTI na Grande Curitiba, três estão com lotação máxima: o Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, o Hospital de Clínicas em Curitiba, e o Hospital Municipal de Araucária, em Araucária.

Geral
Em todo o Paraná, a taxa de ocupação de UTIs adulto, está em 93%, com 122 vagas disponíveis. No caso das UTIs pediátricas, a ocupação é de 73% e restam 50 leitos livres.

Novos leitos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quinta-feira (2) a abertura de mais 107 leitos hospitalares, sendo 64 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 43 de enfermaria. Eles estão nas macrorregiões Norte, Leste e Oeste. As unidades devem entrar na Central de Regulação de Leitos e iniciarem o atendimento já na próxima semana. A abertura dos leitos foi formalizada após o aumento na demanda em todo o Estado, ocasionados pela sazonalidade de doenças respiratórias, que se agravam em estações mais frias, além do atendimento de rotina dos traumas na área de urgência e emergência, que voltaram a crescer com o retorno da normalidade.

“A Sesa monitora diariamente a ocupação de leitos e após verificar um aumento da demanda nas últimas semanas iniciou um plano de ação para abertura de mais leitos em todo o Estado. Estes mais de cem leitos fazem parte da primeira etapa dessas aberturas”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Estamos em contato com outros prestadores e dialogando para abrirmos mais leitos num segundo momento, proporcionando pronto atendimento aos paranaenses que tem demandado as Unidades de Pronto Atendimento, assim como fizemos no auge da pandemia”.

Leitos UTI habilitados com 100% de ocupação (dados de 2 de junho)

Campina Grande do Sul
Angelina Caron 100%

Campo Largo
Hospital do Centro 100%
São Lucas 100%
Hospital do Rocio 100%

Curitiba
Hospital Evangélico Mackenzie 100%
Hospital do Trabalhador 100%
Hospital do Cajuru 100%
Hospital da Cruz Vermelha 100%
Hospital São Vicente 100%
Hospital de Clínicas 100%

São José dos Pinhais
Hospital e Maternidade São José dos Pinhais 100%

Araucária
Hospital Municipal da Araucária 100%

Leitos de UTI contratados cpm 100% de ocupação

Lapa
São Sebastião da Lapa 100%

Campina Grande do Sul
Angelina Caron 100%

Curitiba
Hospital Osvaldo Cruz 100%

Leitos pediátricos com 100% de ocupação

Campo Largo
Hospital Infantil Waldemar Monastier

Curitiba
Hospital de Clínicas

Araucária
Hospital Municipal de Araucária

Do Bem Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *