MDB CONFIRMA ORLANDO PESSUTI COMO CANDIDATO AO SENADO PELO PARANÁ

Orlando Pessuti: candidato ao Senado pelo Paraná — Foto: MDB/PR

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Paraná confirmou nesta segunda-feira (25/07) a candidatura de Orlando Pessuti ao Senado. As informações são do g1.

A decisão foi anunciada em convenção realizada em Curitiba. O partido também oficializou que não terá candidatura própria ao governo do estado.

Pessuti tem 69 anos e nasceu em Califórnia, no norte paranaense. Ele possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na política, foi deputado estadual do Paraná de 1983 a 2002, por cinco mandatos. Além disso, foi vice-governador do estado de 2003 a 2010, na gestão de Roberto Requião.

De abril de 2010 a janeiro de 2011, foi governador do Paraná após a renúncia de Requião, que deixou o cargo para se candidatar ao Senado.

Pessuti também foi secretário da Agricultura do Paraná e diretor-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O primeiro turno da eleição para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais está marcado para 2 de outubro. Eventual segundo turno será no dia 30 do mesmo mês.

Disputa pelo Senado

O mandato de senador é de oito anos. A cada quatro anos, são renovados um ou dois terços das cadeiras – de forma alternada.

Em 2022, um terço das cadeiras será renovado (27 vagas). Dos três representantes do Paraná, o mandato de Alvaro Dias (Podemos) é o que termina este ano.

O calendário eleitoral prevê a realização das convenções partidárias de 20 de julho a 5 de agosto. Porém, a oficialização das candidaturas depende de protocolo das atas das convenções na justiça eleitoral.

Até esta segunda-feira, outros dois candidatos já foram confirmados em convenções para a disputa pela vaga no Senado: César Silvestri Filho (PSDB) e Guto Silva (PP).

Do g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *