JUSTIÇA NEGA PEDIDO DA DPU E MANTÉM REALIZAÇÃO DO ENEM 2020 NO PARANÁ

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DA DPU E MANTÉM REALIZAÇÃO DO ENEM 2020 NO PARANÁ

A Justiça Federal do Paraná negou o pedido da DPU (Defensoria Pública da União) para suspender as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no estado em razão da pandemia do novo coronavírus. O exame será aplicado na versão impressa neste domingo (17/01) e 24 de janeiro e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A decisão é do juiz substituto Flávio Antônio da Cruz, da 20ª Vara Federal de Curitiba e foi publicada por volta das 4h30 deste sábado (16/01).

No despacho, ele reconhece o direito fundamental à saúde no contexto da pandemia da covid-19, mas também destaca o direito dos estudantes de realizar o exame, principal porta de entrada para o ensino superior no país.

As provas do Enem, que ocorreriam em novembro do ano passado, foram adiadas para o início de 2021 em razão da pandemia. Os portões abrirão às 11h30, horário de Brasília, nos dois dias de prova, para evitar aglomerações na entrada. Eles são fechados às 13h. A prova começa às 13h30.

É obrigatório usar máscara dentro e fora das salas de aula. O candidato que desrespeitar essa regra será eliminado do exame. Alexandre Lopes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo Enem, já destacou em mais de uma ocasião que tudo foi planejado para garantir a segurança dos participantes.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Do UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *