FABIO CAMARGO TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ

FABIO CAMARGO TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO PARANÁ

O conselheiro Fabio Camargo tomou posse nesta quarta-feira (27/01) como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR), em uma sessão realizada de forma híbrida por causa da pandemia do Covid-19. Diante da necessidade de cuidados para evitar contaminações, a cerimônia teve um número reduzido de convidados e aconteceu sem os tradicionais cumprimentos. Parte dos convidados participou presencialmente e a maioria de forma remota. As informações são do Bem Paraná.

No discurso de posse, Camargo afirmou que pretende atuar para que o trabalho do TCE esteja mais próximo e seja mais conhecido dos cidadãos. Para isso, entre os projetos que ele anunciou está o TCE Itinerante – um ônibus que percorrerá os municípios divulgando as funções e atividades do tribunal. Entre os presentes na cerimônia estiveram o governador Ratinho Júnior (PSD), deputados estaduais, federais e secretários de Estado.

Também tomaram posse nesta quarta-feira (27/01) os conselheiros Ivan Bonilha, como vice-presidente; e Fernando Guimarães, como corregedor geral no biênio 2021-2022.

O governador cumprimentou a nova diretoria do órgão, responsável pela fiscalização do uso do dinheiro público e do controle externo das 399 prefeituras, câmaras municipais, do Estado e da Assembleia Legislativa. “É um trabalho sério que zela pela transparência, o combate à corrupção e a boa aplicação dos recursos pelo poder público. Desejo à nova mesa diretora um bom trabalho durante sua gestão”, disse.

Camargo, que até então ocupava a vice-presidência do órgão, ressaltou os trabalhos da gestão anterior e elencou as propostas para os próximos dois anos. “O Tribunal de Contas se modernizou, se adaptou às restrições impostas pela pandemia e deu passou largos para a interatividade, a conectividade e a transparência”, afirmou.

“Nosso papel agora será incentivar o trabalho da ouvidoria e percorrer o Estado com um tribunal itinerante, aproximando a população dos mecanismos de controle e transparência, além de intensificar a atuação da Escola de Gestão Pública, que já formou mais de 400 mil pessoas desde que foi fundada”, salientou.

O novo presidente tem 47 anos e é bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná. Foi eleito pela Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro do TCE-PR em 2013. Na Casa, já ocupou o cargo de corregedor geral (gestão 2017-2018). É vice-presidente na atual gestão (2019-2020).

Anteriormente, foi vereador de Curitiba (2001-2006), cargo no qual exerceu as funções de vice-presidente da Câmara Municipal (2001), presidente das CPIs da Telefonia e dos Fundos Mútuos de Combustíveis (2001), prefeito interino de Curitiba (2003) e primeiro-secretário da Câmara Municipal (2003).

Também exerceu mandatos de deputado estadual (2007-2013), cargo no qual ocupou as funções de presidente das comissões especiais de inquérito (CEIs) dos Pedágios e das ONGs (2007) e da CPI das Falências (2011). Também foi quinto-secretário (2011-2012) e quarto-secretário da Assembleia Legislativa (2013).

Foto: Jonathan Campos / AEN

Do Bem Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *