DOAÇÕES DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA IRÃO ATENDER MULHERES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

Foto: Dálie Felberg/Alep

As doações arrecadadas pela Assembleia Legislativa do Paraná durante as ações do Outubro Rosa foram entregues na tarde desta terça-feira (30) à Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner. O encontro também deu início à mobilização para a Campanha Natal Solidário Paraná, uma ação conjunta do Poder Legislativo com o Governo do Estado, e contou com a participação da primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa.

“Hoje é um dia muito importante, um dia que nós, esposas dos deputados, deputadas e, em especial, a nossa primeira-dama unimos as nossas forças em prol das famílias do Paraná. Nessas campanhas precisamos de toda a força possível porque nós podemos juntas fazer a diferença e levar um pouco de conforto e carinho para essas mulheres e suas famílias”, afirmou Rose Traiano, uma das coordenadoras de Ações Solidárias da Assembleia Legislativa e esposa do presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), ao agradecer a participação de todas.

Fabiana Campos, que também está na coordenação de Ações Solidárias da Assembleia e esposa do primeiro secretário do Legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), lembrou a importância da união entre as mulheres para fortalecer ainda mais as ações de solidariedade. “A gente tem orgulho de tudo que a gente faz e que a gente possa, cada vez mais, se inspirar em mulheres como a nossa primeira-dama. A mulher forte é aquela que se apoia uma na outra e quando sobe, puxa a outra e estende a mão. As mulheres fortes cooperam e não competem entre si. Tem espaço para todo mundo e a gente, quando ocupa espaços tem que olhar para as outras mulheres. Não tem como ajudar aos outros se a gente não estiver forte”.

Traiano destacou a importância das ações solidárias para auxiliar as famílias mais carentes a enfrentarem as dificuldades impostas pela pandemia. “Vivemos um momento extremamente difícil. Todos nós temos plena consciência dos momentos difíceis que enfrentamos nesses dois anos. Precisamos abrir o nosso coração e buscar soluções para minimizar o sofrimento das famílias em vulnerabilidade social. Atitudes como essa nos dão energia para continuar o nosso trabalho. As mulheres, com esse olhar feminino, com sensibilidade, sabem a importância de campanhas como essa. Quero crer que podemos muito mais”.

A primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa, ressaltou a união de todas por um objetivo comum: o bem das famílias paranaenses. “Cada um pode se doar e tem varias maneira de se doar. Apenas com um sorriso você já muda a vida de uma pessoa. Sempre falo que se cada um fizer um pouquinho, se torna tão grandioso. Então eu vim em busca disso, da união de todas essas mulheres. As mulheres têm uma força interior e uma sensibilidade, principalmente, para as causas sociais. Então ao chegar aqui e ver essa grande união, eu fico muito feliz. Eu acho que já conquistamos muito e temos muito a conquistar”.

Outubro Rosa

Os produtos de higiene pessoal, como absorventes descartáveis, sabonetes, xampus e cremes, além de lenços foram arrecadas pelas deputadas estaduais e pelas esposas dos deputados durante uma das ações promovidas em alusão do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer. Os itens serão distribuídos gratuitamente às pacientes do Hospital Erasto Gaertner, que atende em média 1,2 mil pessoas por dia. “Nossa demanda de material de higiene e, inclusive dos lenços, é diária. As vezes as mulheres vão ao hospital fazer uma consulta e acabam ficando internadas e não tem seus pertences ou até necessitam de uma higiene de emergência. Então, a Rede Feminina trabalha em função de oferecer esse apoio ao paciente, de estar dentro do hospital de forma mais confortável e que em casa também tenha esse suporte”, explica Ângela Zanlorenzi, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Autora do projeto que tornou lei o Outubro Rosa no Paraná e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa, a deputada Cantora Mara Lima (PSC) afirmou que a preocupação com as mulheres sempre esteve em pauta no Legislativo. “Nesses três anos de mandato vi tantos projetos voltados para a mulher, vi a criação da Procuradoria da Mulher e percebi que não passamos em branco aqui. Estou muito feliz e agradecida pode ter mulheres companheiras e valentes junto comigo nessa caminhada”.

A deputada Cristina Silvestri (CDN), procuradora da Mulher, lembrou que a Assembleia tem feito o dever de Casa ao oferecer suporte para as funcionárias. “Quero parabenizar por essas ações e temos que continuar e levar essas ações para os municípios. Neste Outubro Rosa fizemos uma ação com as funcionárias terceirizadas que trabalham aqui na Assembleia e foi muito gratificante. Então precisamos atender quem está à nossa volta para podermos olhar para frente. Agradeço mais uma vez por essa união e contem sempre comigo”.

A deputada Maria Victoria (PP) destacou o “orgulho imenso de estar aqui prestigiando mais uma ação importante entre o Governo e a Assembleia. Aqui partilhamos do mesmo objetivo: que é ajudar ao próximo. Nesta Casa, temos feito o nosso papel e todas nós juntas ainda vamos fazer muito mais pelo Paraná”.

Natal Solidário

Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Paraná se junta ao Conselho de Ação Solidária do Paraná do Governo do Estado, presidido pela primeira-dama do Estado, na Campanha Natal Solidário.

As doações podem ser feitas pela população e servidores até o dia 10 de dezembro nas caixas que estão no hall do prédio administrativo, perto da Árvore de Natal. Os itens serão entregues ao Governo, que vai ficar responsável pela distribuição.

Da Assembleia Legislativa do Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *