DEPUTADOS APROVAM REGRAS PARA APLICAÇÃO DA ‘XEPA’ DA VACINA NO PARANÁ

Foto: José Fernando Ogura /AEN

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (11/08), em primeiro turno, projeto que regulamenta o uso de doses remanescentes da vacina contra a Covid-19, a chamada ‘xepa’. Pela proposta, a utilização dessas doses tem por objetivo evitar o desperdício e garantir o atendimento do maior número de pessoas possível. As informações são do Bem Paraná com assessorias.

O projeto tramita com um substitutivo geral apresentado pelo deputado Nelson Justus (DEM) na Comissão de Justiça, e de acordo com o novo texto as doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19 restantes em frascos utilizados para a vacinação deverão ser destinadas para os públicos prioritários previstos no Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação (PNO) da Secretaria de Estado da Saúde. Caso finalizado ou não tendo o público prioritário, e existindo doses remanescentes de frascos já abertos, no intuito de não perder a sua validade, serão alocadas e aplicadas aos cidadãos que estiverem aptos a recebê-las de acordo com o cronograma de cada município.

“(O projeto) reflete um momento importante em que o Legislativo atue para que a gente crie uma padronização do uso das sobras de vacina, que a gente tenha o uso imediato dessas vacinas ao máximo de pessoas possível”, justificou o deputado Arilson Chiorato (PT), um dos autores da proposta, junto com os deputados Requião Filho (MDB) e Tadeu Veneri (PT) e a deputada Luciana Rafagnin (PT).

O projeto retorna ao plenário na próxima semana para votação em segundo turno e será necessária ainda mais duas antes de seguir para a sanção ou veto do Poder Executivo.

Do Bem Paraná com assessorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *