CURITIBA COMPLETA SEIS DIAS SEM MORTES POR COVID E REPETE PADRÃO DO INÍCIO DE JANEIRO

Foto: Geraldo Bubniak/AN-PR

Curitiba completou, nesta quinta-feira (07/04), seis dias consecutivos sem ocorrência de novos óbitos por Covid-19. A última morte pela doença aconteceu em 1º de abril. As duas mortes anunciadas nesta semana eram casos que aconteceram no início de fevereiro e estavam em investigação epidemiológica, segundo o boletim 670. As informações são do Bem Paraná.

A última vez que Curitiba apresentou um padrão semelhante foi no início de janeiro deste ano, quando a cidade completou oito dias seguidos sem registro de mortes pela doença. Isso aconteceu no boletim 604, divulgado no dia 5 de janeiro.

Uma diferença, contudo, é a quantidade de casos novos. A secretaria confirmou mais 145 casos. No dia 5 de janeiro foram 523.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba lembra que as informações são dinâmicas e todos os óbitos por covid passam por intensa investigação. Assim é possível que o número de mortes notificadas em um dia possa sofrer alteração.

Nesta quinta-feira (07/04), a taxa de ocupação dos 15 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 27%. Restavam 11 leitos livres. A taxa de ocupação dos 55 leitos de enfermaria SUS Covid-19 estava em 13%. Havia 48 leitos vagos.

A SMS esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos, com alterações ao longo do dia.

Depois do dia 5 de janeiro, a cidade chegou a ter outros dias sem novas mortes ao longo do mês. Mas, com a chegada a Ômicron, os números voltaram a subir, e os casos fatais voltaram juntos, embora em menor número em comparação a outros picos da doença em 2020 e 2021.

Ao todo já foram registradas 8.214 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Até esta quinta-feira (07/04) eram 412 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Estado — Até esta quinta, 35 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estavam internados no Estado em leitos SUS (15 em UTI e 20 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Havia outros 291 pacientes internados, 126 em leitos UTI e 165 em enfermaria, que aguardam resultados de exames.

Do Bem Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *