CONCURSO PARA INGRESSO NA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ É SUSPENSO NA ÚLTIMA HORA

CONCURSO PARA INGRESSO NA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ É SUSPENSO NA ÚLTIMA HORA

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) cancelou as provas para o concurso da Polícia Civil do Paraná, previsto para esse domingo (21/02), em Curitiba e região metropolitana. Em nota divulgada na madrugada deste domingo, o órgão alegou “ausência de requisitos indispensáveis de SEGURANÇA para a aplicação das provas”.

A publicação do adiamento foi feita às 5h42 deste domingo. O concurso com 400 vagas foi alvo de um pedido de adiamento feito pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) e pela Defensoria Pública do Estado (DPE-PR), que entraram na justiça para que o concurso fosse adiado por conta da pandemia da Covid-19. Cerca de 106 mil candidatos estava inscritos para a prova. Segundo a organização, a prova aconteceria em 350 locais em Curitiba e 19 em outras cidades do estado.

De acordo com a nota, a situação “poderia colocar em risco a integridade das avaliações e o tratamento isonômico dos candidatos, bem como a saúde e a biossegurança de todos os envolvidos na realização das provas para o provimento de cargos públicos de Delegado de Polícia, Investigador de Polícia e Papiloscopista”. Segundo a UFPR, as provas foram suspensas “por cautela e com urgência”, e foram adiadas “para outra data a ser oportunamente informada”.

A Polícia Civil do Paraná também divulgou nota alegando que “assim como os candidatos, também foi surpreendida, na madrugada deste domingo (21/02), acerca da decisão tomada pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) de suspender a aplicação das provas agendadas para esta data”.

A corporação informa ainda que “imediatamente encaminhou ofício ao NC-UFPR requisitando os motivos ensejadores da medida adotada pela Banca contratada, pois, até então, era reportado por esta sobre a plena viabilidade de aplicação dessas provas”. De acordo com o órgão, “a retomada do andamento desse concurso é muito aguardada pela Instituição Policial Civil e pela sociedade paranaense, na medida em que visa a recomposição urgente do deficitário quadro de servidores para atender as demandas de área essencial, que é a segurança pública”.

Revoltados com a medida, candidatos inscritos no concurso planejavam um protesto em frente ao Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná para a manhã deste domingo. 

Foto: Divulgação / Polícia Civil do Paraná

Do Bem Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *