O prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP) disse que ainda não é seguro autorizar o retorno das aulas presenciais em escolas públicas e particulares de Londrina. A declaração foi feita na noite deste domingo (24/01) em uma transmissão pelas redes sociais. As informações são de Derick Fernandes, do 24horas.com.br.
Segundo o prefeito, não existem dados médicos suficientes que chancelem a abertura das escolas. “Isso é colocar em risco a segurança de uma cidade inteira. Não dá”, afirmou categoricamente, indicando que a cidade continuará com as aulas presenciais suspensas.
Na semana passada, Belinati foi alvo de protestos de professores e pais de alunos de escolas particulares, que chegaram a acampar em frente à prefeitura pedindo uma data para o retorno das aulas presenciais. A categoria diz que precisa trabalhar, e as escolas por sua vez ameaçam demissões. Apesar da pressão, Belinati não cedeu os pedidos para autorizar o retorno.
Ele ainda foi contra o governador do Paraná, Ratinho Junior, que autorizou para fevereiro o retorno presencial no estado, e editou um decreto municipal mantendo suspensas as atividades das instituições de ensino.
Apesar da polêmica, o prefeito de Londrina declarou que a cidade investiu pesado para preparar as escolas para um retorno breve. Belinati afirmou que acredita na vacina para que a cidade retorne gradualmente à normalidade de antes da pandemia, mas que o caminho é longo até que parte considerável da população esteja vacinada contra a Covid-19.
Foto: arquivo
Do 24horas.com.br