
Os vereadores de Curitiba aprovaram, em maioria, uma moção de protesto contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O projeto apresentado pelo vereador Rodrigo Marcial (NOVO) teve 17 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção na votação realizada na sessão plenária desta segunda-feira (21/11). As informações são de Vinicius Cordeiro, do Paraná Portal.
“Essa moção serve como veículo para que se exteriorize o descontentamento da população curitibana em face aos arbítrios de Alexandre de Moraes”, diz trecho do texto, que ainda afirma que o ministro ‘feriu o caráter republicano da nação’, ‘rasgou travas federativas’ e ‘esvaziou de significado a alcunha República Federativa do Brasil’.
O projeto aprovado aponta abusos no que diz respeito à atuação de Moraes em três inquéritos: das fake news, das milícias digitais e dos atos antidemocráticos.
“Os inquéritos determinaram a prisão de brasileiros que não incorreram em condutas tipificadas, quebraram o sigilo bancário de cidadãos comuns por crimes de opinião e de cogitação, autorizaram mandados de busca e apreensão na casa de investigados sem contraditório e serviram de instrumento a um inquisidor-juiz em sua tentativa de moldar a realidade à sua vontade ou narrativa. Foram influenciadores digitais, jornalistas e até mesmo parlamentares e dirigentes partidários tolhidos de sua liberdade em decorrência dos inquéritos ilegais relatados pelo Ministro Alexandre de Moraes”, afirma o projeto.
Por fim, o vereador Rodrigo Marcial ainda deseja que o Senado Federal abra processo de impeachment do ministro.
Do Paraná Portal.