VEREADORES APROVAM EXTINÇÃO DE 2,5 MIL POSTOS DE TRABALHO EM CURITIBA

VEREADORES APROVAM EXTINÇÃO DE 2,5 MIL POSTOS DE TRABALHO EM CURITIBA

Os vereadores de Curitiba aprovaram na manhã desta segunda-feira (11/05), em primeira votação, projeto de lei de iniciativa do Executivo que extingue 32 cargos da administração municipal que totalizam 2.587 vagas. A proposta, que vai à segunda votação nesta terça-feira (12/05), foi protocolada na Câmara Municipal em novembro de 2019. As informações são de Célio Yano, da Gazeta do Povo.

Segundo a prefeitura, a maior parte das funções foi criada há mais de 25 anos e refletia a realidade da administração municipal na época de sua criação. “No curso desse largo período, a cidade de Curitiba modificou-se profundamente, os serviços públicos municipais evoluíram quanto à técnica de desenvolvimentos das atividades e quanto ao método de ação, mas os cargos que retratam o passado e uma realidade superada permaneceram”, justifica o prefeito Rafael Greca (DEM) em mensagem ao Legislativo.

Na discussão do projeto, a oposição questionou os argumentos do prefeito, alegando que vários dos cargos listados na iniciativa tiveram vagas transferidas para trabalhadores terceirizados ao longo dos últimos anos.

Do total de postos, à época em que a iniciativa foi protocolada, 1.502 estavam desocupados. Os 1.087 que tinham servidores lotados serão extintos à medida que vagarem por aposentadoria, falecimento, exoneração ou demissão de seus ocupantes.

Os cargos que serão extintos são da administração direta, Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Foto: Reprodução

Da Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *