TRIBUNAL DE CONTAS DIVULGA RANKING DE TRANSPARÊNCIA DOS 399 MUNICÍPIOS DO PARANÁ

TRIBUNAL DE CONTAS DIVULGA RANKING DE TRANSPARÊNCIA DOS 399 MUNICÍPIOS DO PARANÁ

Da Gazeta do Povo

Com que facilidade o cidadão tem acesso a informações sobre receitas e despesas, recursos humanos, pagamento de diárias, processo de compras públicas, contratos e parcerias firmadas pelas prefeituras paranaenses?

Um comparativo publicado pelo Tribunal de Contas do Paraná mostra que o município de Candói, no sul do estado, é o mais transparente, com índice de 94,48%, enquanto Luiziana, no Centro-Oeste, é o mais opaco, com índice de 6,01%.

Curitiba ficou na posição de número 198, com 65,23%. Em contraste com a capital, outras grandes cidades do Paraná, como Cascavel (93,07%), Maringá (85,37%) e Londrina (84,89%) estão no top five do ranking.

A listagem tem como base o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), criado pelo TCE em 2018 e utilizado pela primeira vez no final do ano passado.

Todos os gestores foram notificados previamente de que a avaliação seria realizada. O levantamento foi feito por estudantes de Direito da Universidade Positivo – que venceu processo de chamamento público – e validado por servidores do TCE-PR.

Da Gazeta do Povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *