
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta quinta-feira (27/04) para voltar a ocupar uma cadeira na Segunda Turma da Corte. Toffoli já integrou o colegiado mas, após deixar a Presidência do Supremo, passou a compor a Primeira Turma. As informações são de Márcio Falcão e Fernanda Vivas, da TV Globo.
Se a mudança for confirmada e nenhum outro ministro pedir para trocar de colegiado, o novo integrante do STF a ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga de Ricardo Lewandowski fica na Primeira Turma.
Pelas regras internas do Supremo, o ministro mais antigo no colegiado pode escolher se permanece ou não em determinado colegiado. No caso de Toffoli, a ministra Cármen Lúcia deve ser consultada pela Presidência, se tem interesse em mudar de turma.
“Venho manifestar meu interesse em compor a 2ª Turma deste Supremo Tribunal Federal, respeitada a ordem de antiguidade, ou seja, apenas na hipótese de colega mais antigo não demonstrar o mesmo interesse”, escreveu Toffoli.
Da TV Globo.