SECRETÁRIO DE SAÚDE FAZ NOVO APELO SOBRE VACINA E USO DE MÁSCARAS

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O secretário de estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, voltou a fazer um apelo nesta segunda-feira (04/10) pela manhã, em entrevista coletiva, que todos se vacinem contra Covid-19. De acordo com ele, 97% da população adulta do Paraná já recebeu, ao menos, uma aplicação. As informações são do Bem Paraná.

“Contra números, nesse momento, não há argumentos. O número de casos não teve tanta redução, mas a gravidade sim. Nós temos, com a vacina, uma queda enorme do número de pessoas que evoluem mal com a doença”, disse o secretário, durante a distribuiu 390.880 vacinas contra a Covid-19 na manhã desta segunda-feira (04) para as 22 Regionais. São 194.250 vacinas para segunda dose (D2), 19.960 para primeira aplicação (D1) na população acima de 18 anos e 176.670 para dose reforço (DR) em idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Segundo o secretário, a variante delta já se tornou predominante no estado, então todas as medidas não farmacológicas seguem necessárias: “Precisamos continuar usando máscara, mantendo distanciamento social e a lavagem das mãos, detalhes que são fantásticos para frear o vírus. Não há motivo da pânico sobre a Delta, mas temos que encarar com medidas não farmacológicas e a população vacinada”, afirmou ele.

Sobre novo lote
As doses destinadas para D2 tratam-se da AstraZeneca/Fiocruz e referem-se ao complemento do esquema vacinal da 30ª e 31 remessas. Os imunizantes para D1 do remanescente da população adulta que ainda não se vacinou são da CoronaVac/Butantan.

Já as DR, conforme orientação do Ministério da Saúde, serão da farmacêutica norte-americana Pfizer/BioNTech, divididos em 146.250 para trabalhadores da saúde e 30.420 para idosos acima de 60 anos. As doses para reforço são destinadas às pessoas que tenham tomado a D2 ou dose única (DU) até 31 de março.

Este é o primeiro lote do Ministério da Saúde para DR nestes públicos. Anteriormente, somente imunossuprimidos e idosos acima de 70 anos haviam sido contemplados. A estimativa, segundo o Plano Estadual de Saúde, é que mais de 1,7 milhão de pessoas tenham mais de 60 anos no Paraná e pelo menos 381.426 trabalhadores de saúde residam no Estado.

Do Bem Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *