SECRETARIA LANÇA PROJETO COM FOCO NA SEGURANÇA E PARTICIPAÇÃO FEMININA NO MERCADO DO TURISMO

Foto: SETU

Transformar o Paraná em referência para o turismo de mulheres, com a promoção de ambiente seguro e de reconhecimento do empreendedorismo feminino, é a meta de uma ação apresentada pela Secretaria de Estado do Turismo (SETU) nesta semana, durante evento promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial na Casa da Cultura.

No encontro, que contou com a participação de diversas secretarias estaduais, a SETU apresentou uma proposta de criação do projeto “Mais Mulheres no Turismo”, que vai fomentar a instituição de condutas de segurança para mulheres que viajam sozinhas no território paranaense, favorecendo a atração do fluxo de viajantes desse nicho de mercado.

O projeto é dividido em dois eixos. O primeiro consiste na criação de um Código de Conduta do Turismo destinado à prevenção e combate ao assedio sexual e outras formas de violência contra as mulheres no turismo. A empresa  que preencher os requisitos e se enquadrar no código, receberá um Selo Empresa Amiga das Mulheres no Turismo. Para isso, é necessário se cadastrar no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O segundo eixo vai incentivar e valorizar mulheres inseridas no mercado de turismo, dando visibilidade às iniciativas.

De acordo com o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, o objetivo da ação é fomentar um ambiente seguro para mulheres que viajam sozinhas e incentivar a sua participação no turismo, seja na cadeia produtiva ou como consumidora dos serviços oferecidos.

“Majoritariamente, são as mulheres que tomam a iniciativa de viajar e decidem onde a família vai tirar férias, por exemplo. O que estamos apresentando é um programa que vai incentivar, qualificar e certificar o setor, preparando o Estado do Paraná para receber essas mulheres que viajam”.

Marcio Nunes, secretário estadual do Turismo

De acordo com Nunes, a meta da SETU é tornar o Paraná um Estado mais seguro para o turismo.

“A presença das mulheres de forma expressiva no turismo é uma realidade. Pretendemos destacar a importância delas na cadeia produtiva do turismo e fomentar destinos turísticos seguros e responsáveis para recebê-las”.

Rhayane Radomski, responsável pelo Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade da SETU

Durante o encontro, também foi proposta a criação de uma websérie em parceria com outras secretarias, que vai destacar iniciativas e enaltecer personalidades femininas que tiram da atividade turística o seu sustento.

Da AEN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *