RATINHO JUNIOR CONFIRMA GIACOIA NO COMANDO DO MP DO PARANÁ

RATINHO JUNIOR CONFIRMA GIACOIA NO COMANDO DO MP DO PARANÁ

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), escolheu Gilberto Giacoia para ocupar a cadeira de procurador-geral de Justiça, chefe máximo do Ministério Público (MP), pelos próximos dois anos. Giacoia foi o mais votado pelos membros do MP-PR, na eleição realizada na última sexta-feira (13/03). Ele obteve 595 votos no pleito. O seu único adversário, o promotor de Justiça Fuad Chafic Abi Faraj, recebeu 103 votos.

Apesar da votação, é o chefe do Executivo quem tem poder para definir qual candidato será efetivamente nomeado, o que foi feito nesta terça-feira (17/03). O decreto foi assinado por Ratinho Junior na presença do atual procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, e do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, José Deliberador Neto.

Com a nomeação, Giacoia assume pela quarta vez o cargo de procurador-geral de Justiça. Ele exerceu mandatos de 1998 a 2000 e de 2012 a 2016, consecutivamente. A cerimônia de posse está prevista para a primeira quinzena de abril.

Histórico
Giacoia ingressou no MP há 39 anos, tendo sido promovido ao cargo de procurador de Justiça em 1995. Presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), de 1999 a 2000. É doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010). Também foi professor na graduação e pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que pertence à Universidade do Norte do Paraná.

Foto: Divulgação MP-PR

Da Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *