RATINHO JR ASSINA PARCERIA PARA OFERECER EXAMES DE PATERNIDADE GRATUITAMENTE

RATINHO JR ASSINA PARCERIA PARA OFERECER EXAMES DE PATERNIDADE GRATUITAMENTE

O Governo do Paraná anunciou, nesta quarta-feira (04/11), que vai oferecer testes de paternidade gratuitamente, a partir do primeiro bimestre de 2021.

O serviço é voltado a atender a demanda de crianças e adolescentes beneficiários da Justiça gratuita ou assistência judiciária.

A inciativa ocorre devido a uma parceria assinada pelo governador Ratinho Junior (PSD) e outros representantes de instituições públicas do estado.

Para conseguir fazer os testes de paternidade de graça, será necessário encaminhamento por parte de um juiz ou promotoria.

Processamento dos testes
Os testes de DNA, segundo o termo de cooperação técnica, serão processados pelo Laboratório de Genética Humana da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na região norte.

A previsão do governo é de que a unidade processe cerca de mil exames por ano que, segundo o estado, é a demanda atual de pedidos que aguardam liberação no judiciário.

Apesar de o processamento ser pela UEL, em Londrina, os testes de paternidade serão oferecidos para moradores de todo o estado, com coletas de material genético em laboratórios da Polícia Científica de todas as regiões.

Segundo o governo, o teste de DNA poderá ser feito durante a gravidez ou após o nascimento, com análise de sangue, saliva ou fios de cabelo dos envolvidos.

O termo de cooperação técnica contou com parceria do governo estadual com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Procuradoria-Geral de Justiça do Paraná, a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), UEL e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR).

A proposta prevê, além do compromisso com os custos de coleta e processamento das amostras, a oferta de bolsas de pesquisa para estudantes de mestrado e do doutorado, que devem trabalhar no laboratório da universidade.

Foto: Rodrigo Felix Leal / AEN

Do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *