O governador Ratinho Junior indicou, nesta segunda-feira (9), a advogada Priscilla Placha Sá para ocupar o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Ela entrará no Tribunal por meio do quinto constitucional.
O instituto, previsto no artigo 94 da Constituição Federal, determina que um quinto das vagas dos Tribunais de Justiça deve ser preenchido por advogados e membros do Ministério Público. Quatro quintos são preenchidos por juízes de carreira.
A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) elaborou lista sêxtupla e encaminhou ao TJPR. Dos seis nomes, o Tribunal filtrou três e remeteu ao governador. Da lista tríplice, o governador indicou Priscilla Placha Sá.
Assim, Priscila ocupará a vaga aberta com o falecimento do desembargador Cláudio de Andrade, em fevereiro de 2019.
Ratinho Junior afirmou que escolheu Priscilla Placha Sá por ser “uma voz ativa na sociedade paranaense, tem notório saber jurídico e capacidade para desempenhar com altivez a missão como desembargadora”.
“As mulheres têm conquistado espaços relevantes de decisão a partir de competências e experiências adquiridas ao longo dos anos. Priscilla é uma referência na OAB-PR, no mundo acadêmico e em todo o Estado”, destacou o governador.
A futura desembargadora é graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. É pós-graduada em Direito Processual Penal pela PUC-PR, mestra em Direito Econômico e Social também pela PUC-PR e doutora em Direito do Estado pela UFPR.