
Londrina recebeu na última sexta-feira (1º/09) a visita da cônsul-geral adjunta do Reino Unido, Lisa Weedon, e do cônsul-honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson. No período da manhã, eles foram recebidos pelo prefeito Marcelo Belinati e assinaram um Memorando de Entendimento entre o município de Londrina e o Reino Unido da Grâ-Bretanha e Irlanda do Norte, com o objetivo de estabelecer cooperação entre áreas estratégicas de interesse comum. Também estiveram presentes à reunião o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, e a diretora de Governança e Relações Internacionais do Município, Liz Rodrigues, que participou das articulações da iniciativa. As informações são de Dayane Albuquerque, do Blog Londrina.
A parceria visa o desenvolvimento de ações conceituais, técnicas e operacionais para fomentar e fortalecer o acesso à cultura e educação, no âmbito das políticas públicas, e a criação de condições institucionais com o objetivo de estabelecer conexão e comunicação entre a cultura, educação e desenvolvimento econômico nas relações diplomáticas e paradiplomáticas entre Londrina e o Reino Unido.
Também objetiva buscar parcerias junto a órgãos governamentais e não governamentais com a finalidade de fortalecer e apoiar as ações derivadas do memorando, e outras atividades que possam fortalecer mutuamente os signatários do memorando ou ampliar as possibilidades de sua ação conjunta.
O prefeito Marcelo Belinati disse que a celebração deste convênio aproxima ainda mais Londrina do governo britânico, possibilitando a troca de conhecimento e informação nas áreas de cultura, educação, entre outras.
Temos um grande convênio com o governo britânico que fornece um curso gratuito de inglês para todos os professores da rede pública municipal de ensino e a ideia é ampliar isso para outras áreas. Queremos, inclusive, atrair novas indústrias e empresas”, ressaltou.
Marcelo Belinati, prefeito de Londrina
A cônsul-geral adjunta do Reino Unido, Lisa Weedon, contou que está pela primeira vez em Londrina e que objetivo é buscar mais oportunidades com a cidade, que tem laços históricos.
Este memorando é um passo nesse caminho, para fortalecer as relações e criar mais oportunidades para trabalhamos juntos. Há oportunidades nas áreas de comércio, já há empresas britânicas instaladas em Londrina, temos alguns investidores do Paraná e de Londrina no Reino Unido. Londrina tem grandes ambições na área de educação e o Reuno Unido pode apoiar
Lisa Weedon, cônsul-geral adjunta do Reino Unido
O cônsul-honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, disse que está em Londrina pela terceira vez nos últimos 12 meses e que a intenção é continuar fortalecendo os laços com o município.
Queremos buscar novos setores para trabalharmos em conjunto, com nas áreas de cultura e educação, e este memorando vem para contribuir com isso. Temos uma relação forte com Londrina e a ideia é continuar a construir novas formas para trabalharmos juntos
Adam Patterson, cônsul-honorário do Reino Unido no Paraná
Do Blog Londrina.