PREFEITURA DE LONDRINA DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DA MULHER

A Prefeitura de Londrina divulgou, nesta quinta-feira (03/03), a programação das atividades do Mês da Mulher, iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e diversas entidades. Durante o mês de março, diversos eventos devem chamar a atenção da população, como palestras, cursos, encontros, ações de sensibilização, lives, debates em rádios de Londrina.

O objetivo é oportunizar espaços para a divulgação dos direitos da mulher e dos serviços ofertados pelo Município e por toda a rede de assistência e proteção às mulheres. Com isso, a Prefeitura de Londrina espera fortalecer os três eixos centrais, que são a autonomia, valorização e capacitação para o mundo do trabalho; a prevenção e enfrentamento à violência; e a saúde e bem-estar da mulher. “Em dezembro deste ano, a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher completará 30 anos. Há diversos encontros e oportunidades que a Secretaria da Mulher de Londrina foi convidada para falar sobre os serviços e projetos desenvolvidos aqui. Isso demonstra a importância da política pública desenvolvida em prol da mulher londrinense e coloca nossa cidade em um ponto de destaque no cenário nacional. Pensando nisso e em divulgarmos os trabalhos realizados em Londrina, apresentamos um cronograma recheado de ações durante o mês de março”, explicou a secretária da pasta, Liange Doy Fernandes.

Além disso, a programação do mês de março faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A expectativa é alcançar um grande número de mulheres nas atividades ofertadas e cumprir um dos objetivos do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina (PMPM), que é ampliar, aperfeiçoar e fortalecer a política para as mulheres em Londrina. Para isso, entre as ações há diversas atividades que buscam o apoio ao empreendedorismo feminino e a capacitação profissional, assim como abrem espaço para os debates acerca da atualização do PMPM e a realização das pré-conferências e da X Conferência Municipal, que deve acontecer em 2022, com o tema “O Controle Social das políticas públicas para as mulheres no contexto da pandemia Covid-19”.

Hoje (3), às 19h, acontecerá o  2º Encontro de Formação com as conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Consemdami) de Itabuna, município localizado na Bahia. As integrantes do Consemdami vão receber virtualmente a comissão diretora do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Londrina, para uma troca de experiências. Na oportunidade, as londrinenses poderão mostrar os serviços e programas desenvolvidos aqui.

Outro destaque do Mês da Mulher refere-se às atividades a serem realizadas nos oito distritos de Londrina. Por meio de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), a Secretaria de Políticas para as Mulheres tem a intenção de levar informações sobre os serviços oferecidos pela rede municipal e reforçar a divulgação do programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica (Lei Municipal nº 13.279/2021). Através dessa ação, as vítimas de violência doméstica fazem um X vermelho na palma da mão e mostram aos profissionais de estabelecimentos públicos e privados. Assim, estes trabalhadores chamam ajuda para a mulher.

Por fim, merece destaque também o encontro a ser realizado no dia 30 de março, das 9h às 11h, com os profissionais da imprensa de Londrina. Por meio da roda de conversa on-line, intitulada “O papel da mídia no enfrentamento à violência contra as mulheres”, o CMDM pretende orientar repórteres, pauteiros, produtores e demais profissionais dos meios de comunicação a divulgarem as notícias abordando a violência doméstica de forma a não vitimizar as mulheres envolvidas no casos, além de demonstrarem os dados e os serviços de ajuda que estão disponíveis para a população. O objetivo é ajudar a imprensa na divulgação de mensagens claras, objetivas e educativas, que atuem na conscientização do maior número de pessoas possível.

Até o final do mês de março serão realizadas diversas atividades. Abaixo, é possível conferir o cronograma completo das ações. Ele também está disponível no site da Prefeitura de Londrina, na aba da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (clique aqui).

Como participar –  Todas as entidades, empresas e instituições que desejam ser parceiras da Prefeitura de Londrina, nas ações em prol do Mês da Mulher, estão convidadas para participar. Basta entrar em contato com a pasta, pelo (43) 3378-0119 ou mandar uma mensagem para gabinete.mulher@londrina.pr.gov.br. Também é possível agendar um horário para o atendimento presencial, das 12h às 18h, na sede da Secretaria, que fica na Rua Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis.

O cronograma completo pode ser visto no Blog da Prefeitura de Londrina, clicando aqui.

Da Prefeitura de Londrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *