
Para debater e trocar experiências sobre projetos e ações voltados à mulher, ao idoso e à promoção da igualdade racial, a Prefeitura de Londrina promoveu, na tarde desta quinta-feira (13), uma reunião de trabalho envolvendo órgãos municipais e estaduais. Participaram o prefeito Marcelo Belinati, a secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandra Dal Ponte, as secretárias municipais de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, e do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, e várias outras autoridades. As informações são de Juliana Gonçalves, do Blog Londrina.
O encontro, realizado no auditório da Prefeitura, foi aberto com uma apresentação musical feita pelas integrantes do coletivo Black Divas, Priscila Garcia e Sandra Mara Aguillera, que é coordenadora-geral do coletivo. Estavam presentes diversos representantes de conselhos municipais e estaduais, as deputadas estaduais Cloara Pinheiro e Márcia Huçulak, a vereadora Profª Flávia Cabral, e a chefe do Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina, Sandra Moya.
Segundo a secretária de Estado, Leandra Dal Ponte, Londrina é um dos primeiros municípios paranaenses a receberem sua visita nesse início de gestão. Ela ressaltou que a cidade tem muito a contribuir com a recém-criada Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (SEMI), já que as secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e do Idoso de Londrina foram pioneiras no estado.
“Acredito que a criação da SEMI por parte do governador Ratinho Júnior é uma grande novidade e um grande avanço para a política pública paranaense, para que o nosso estado avance cada vez mais, se torne um estado cada dia mais inovador, mais moderno, mas também que não deixe ninguém para trás. A iniciativa de nós virmos aqui é justamente porque Londrina é a cidade que tem a Secretaria da Mulher mais longeva da história do Paraná, e é a primeira cidade paranaense ter uma Secretaria do Idoso. Então a gente vem colocar a nossa secretaria à disposição, mas também poder levar daqui as boas práticas que hoje Londrina já implementa, na pauta da mulher, na pauta da pessoa idosa e na promoção da igualdade racial”.
Leandra Dal Ponte, secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial
Dal Ponte complementou que o governo do Estado pretende dialogar cada vez mais com os municípios, para trocar experiências que possam ser implementadas em todo Paraná e, também, contribuir para a execução de novos projetos.
“Esse primeiro momento é de mapeamento, para que protocolos sejam padronizados de forma que a gente entenda qual é o percurso que uma mulher precisa fazer, em casos de violência e, principalmente na questão do protagonismo da mulher. Todos nós nascemos capazes, o que nós precisamos é de oportunidade, e as mulheres muito mais. E no recorte de raça, se é uma mulher negra mais ainda, se é uma mulher indígena, se é uma mulher quilombola. Então estou aqui hoje para trazer o nosso compromisso, em primeiro lugar, para dizer ao prefeito Marcelo Belinati e suas secretárias que eles têm nosso compromisso enquanto Estado para fazer nossas políticas de forma compartilhada, com corresponsabilidade. Porque todos nós queremos a mesma coisa, reduzir desigualdades e transformar histórias de vida”.
Leandra Dal Ponte
O prefeito parabenizou a primeira secretária do Estado à frente da SEMI, e citou várias medidas já aplicadas em Londrina que repercutem positivamente na vida das mulheres, dos idosos e da população negra. Dentre elas, o programa de prevenção ao câncer de mama, para realização de mamografias pelo SUS mediante encaminhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); a Casa Abrigo Canto de Dália; as atividades culturais e esportivas ofertadas nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa, e a Gestão Municipal para Promoção da Igualdade Racial.
“O que para mim parece pouco, pode significar muito para outra pessoa. E cabe a nós, pessoas públicas, construir políticas públicas que amenizem o sofrimento e deem perspectivas para todos. Precisamos trabalhar e resgatar o respeito a todos nós”, acrescentou.
Marcelo Belinati
Do Blog Londrina