PRAZO PARA TIRAR TÍTULO DE ELEITOR ACABA NESTA QUARTA

PRAZO PARA TIRAR TÍTULO DE ELEITOR ACABA NESTA QUARTA

O período de isolamento social, com a tentativa de evitar contato pessoal, coincidiu com a reta final do prazo para quem precisa tirar o título de eleitor – o que deve resultar em números bem mais baixos de participação no futuro pleito. Como o calendário eleitoral não foi alterado – ainda –, o limite para o alistamento continua sendo nesta quarta-feira (06/05), 150 dias antes da data prevista para o primeiro turno da votação. As informações são de Katia Brembatti.

A Justiça Eleitoral está em sistema de home office, sem atendimento presencial ao público, desde março. Os interessados podem fazer o alistamento online. Mas muitas pessoas podem não saber da disponibilidade do serviço, não ter acesso à internet ou mesmo encontrar alguma dificuldade ao mexer no sistema.

O fato é que a procura está bem mais baixa do que em anos anteriores. Na última semana do prazo, em 2018, chegavam a ser atendidas 30 mil pessoas por dia no Paraná. Agora os números estão em 8 mil atendimentos diários. Caso não haja uma superdemanda no último dia alistamento, a participação nas eleições municipais deve ser menor. Como o sistema é online, o cadastro pode ser realizado até 23h59 deste dia 6.

A multa é baixa para quem não faz o título de eleitor no prazo determinado (acima de 18 anos passa a ser obrigatório). Menos de R$ 10. Mas sem o documento há várias restrições, como proibição de participar de concursos públicos e de fazer passaporte.
Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adie a votação prevista para outubro, o prazo para o alistamento pode ser estendido, mas há chances consideráveis de que seja encerrado em 6 de maio, afirma o desembargador Vitor Roberto Silva, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Foto: Tribunal Regional Eleitoral

Da Gazeta do Povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *