PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO EM CURITIBA TEM DIVULGAÇÃO SUSPENSA

PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO EM CURITIBA TEM DIVULGAÇÃO SUSPENSA

A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação da pesquisa de intenções de voto à prefeitura de Curitiba feita pelo Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ldta. O juiz eleitoral Helder Taguchi acatou pedido impetrado pela Rede Sustentabilidade, representada pelo advogado Roosevelt Arraes.

O levantamento foi suspenso por não cumpirr os critérios que devem ser observados para a realização de uma pesquisa. Segundo o argumentom a supensão foi por não constar “grau de instrução, nível econômico, área física, sistema de controle, verificação, conferência e fiscalização, e a composição da lista de pré-candidatos”.

“À primeira vista parece haver disparidade entre o plano amostral e o questionário, este último que excluiu analfabetos ou que apenas leem e escrevem, que são considerados pelo TSE – fonte mencionada na plano 0 para a formação da Estatística do Eleitoral – por grau de instrução (http://www.tse.jus.br/eleitor/estatisticas-de-eleitorado/estatistica-doeleitorado-por-sexo-e-grau-de-instrucao), diz o juíz em seu  despacho.

Ainda, o plano amostral informa “Nível Econômico: Economicamente ativo: 72%; Não Economicamente Ativo: 28%”, e o questionário enumera, no tópico, 09 hipóteses de atividade relacionadas à população economicamente ativa, 05 hipóteses de não PEA, e 01 para “outros”. Por essas informações aparenta não ser possível extrair o dado “nível econômico”, segundo a redação da lei”, segue. “Dizer que uma pessoa é economicamente ativa, ou não, não implica em definir a qual nível econômico ela pertence”, conclui o juíz.

Esta é a primeira impugnação do processo eleitoral de 2020 em Curitiba e no Paraná. O instituto em dois dias, a contar de segunda-feira, 24 de agosto, data da decisão, para apresentar uma resposta contestando a decisão.

A pena pelo descumprimento da decisão é uma multa diária é de R$ 1 mil.

Foto: Divulgação / TRE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *