
O Partido NOVO vai concorrer às vagas da Assembleia Legislativa no Paraná. A decisão foi confirmada na sexta-feira (24/03), após a diretoria do partido fazer o balanço das inscrições do processo seletivo e de formação. Esta será a primeira vez desde sua fundação que a sigla concorre ao pleito na Alep. As informações são do Paraná Portal.
As 145 inscrições registradas permitem ao NOVO compor uma chapa cheia para disputar as cadeiras de deputado federal, em Brasília. Além disso, o volume de concorrentes garante a participação nas eleições para deputado estadual no Paraná.
Para o presidente do Diretório Estadual do NOVO, Juliano Tetto, os números refletem o bom momento do partido no Paraná. “Em 2020, elegemos as vereadoras Amália Tortato e a Indiara Barbosa, que são as primeiras mandatárias no NOVO no Paraná. Essa consolidação foi importante para o partido, pois mostrou para filiados e apoiadores que é possível fazer a diferença na política”, avalia.
Partido mira duas cadeiras na Alep
Nas eleições de 2018 para a Câmara dos Deputados, com 16 candidaturas na chapa, o partido teve 145.637 votos e ficou perto de conseguir uma vaga em Brasília. Neste ano, com chapa de 31 vagas completa, a expectativa é eleger dois representantes. No Paraná, estreante na disputa, o partido calcula que pode ocupar duas cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná.
“O partido registrou um crescimento determinante nas urnas entre as eleições municipais de 2016 e 2020. Para manter a expansão, estruturamos duas chapas para superar o desempenho de 2018 e garantir espaço em Brasília e no Paraná”, completa Juliano Tetto.
Formação de futuros pré-candidatos
Com o propósito de promover a participação de pessoas qualificadas na política, o NOVO realiza um processo seletivo e de formação para futuros pré-candidatos.
Em 2022, no Paraná, o partido recebeu inscrições de filiados de 35 municípios de diferentes regiões do estado. A composição final das chapas do partido deve ser divulgada em julho, após a convenção partidária.
Do Paraná Portal.