PARANÁ É O ESTADO COM MAIS ATRASO EM ENTREGA DE GÁS DE COZINHA NO BRASIL

PARANÁ É O ESTADO COM MAIS ATRASO EM ENTREGA DE GÁS DE COZINHA NO BRASIL

O Paraná é o estado brasileiro mais atrasado na entrega de gás de cozinha (GLP 13 kg) pela Petrobras. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17/04) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que intensificou o monitoramento do setor após o produto registrar falta em algumas regiões. Isso porque, de forma geral, a venda de gás de cozinha aumentou. O crescimento da demanda se deve ao aumento da procura devido ao isolamento social imposto pelo novo coronavírus (Covid-19), que fez com que as pessoas passassem a cozinhar mais em casa.

O volume entregue no ano até o dia 14 de abril ficou entre 30% e 40% menor do que em igual período de 2019, mostra agência em um mapa que passará a ser divulgado periodicamente para informar sobre o abastecimento do produto.

Quanto à alta nas vendas de gás, o Paraná teve aumento de 10%, segundo a ANP. É um patamar semelhante ao de Rio de Janeiro, Sergipe, Amazonas e Distrito Federal. Onze estados brasileiros tiveram alta 30% nas vendas: Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Já Mato Grosso do Sul e Pernambuco tiveram alta de 20%. A única queda nas vendas, da ordem de 15%, foi registrada no Maranhão,

Para estabilizar o mercado, a Petrobras anunciou a importação do produto, depois de ter que reduzir a produção de gasolina em suas refinarias devido à queda do consumo. Os dois combustíveis – GLP e gasolina – são produzidos juntos na unidade de craqueamento catalítico das refinarias da estatal.

Os mapas de acompanhamento do comportamentos das vendas e entregas de gás de cozinha podem ser acessado pelo link: http://www.anp.gov.br/noticias/5737-anp-divulga-mapas-com-panorama-do-abastecimento-de-gas-de-cozinha-no-pais

Foto: arquivo Bem Paraná

Do Bem Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *