Nesta sexta-feira (25/10), foram apresentados os números do Censo Agropecuário 2017, em solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Segundo os dados, o Paraná mantém crescimento no agronegócio, com margem para ampliar o faturamento e a geração de emprego a partir da industrialização.
O recorte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra o Estado entre os cinco maiores produtores do Brasil, na disputa pela liderança em segmentos importantes como soja, milho e suinocultura, e em primeiro lugar na avicultura.
O governador Ratinho Junior destacou que o estado concentra 85% da produção em pequenas propriedades, onde a agricultura familiar é muito forte.
Ele afirmou também que apesar dos dados dos dados mostrarem que esse segmento registrou perdas nos últimos dez anos, o Paraná quer estimular a manutenção do jovem no campo e para isso há uma série de iniciativas nas áreas de tecnologia, infraestrutura e comunicações. “O desafio é manter a atratividade dos negócios para as novas gerações”, ressaltou.
Com informações da AEN
Foto: Antonio Costa