ORIOVISTO FALA DAS PERSPECTIVAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS

ORIOVISTO FALA DAS PERSPECTIVAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS

O senador do Paraná Oriovisto Guimarães (PODE-PR) ministrou uma palestra em Curitiba a convite do Instituto Democracia e Liberdade (IDL) em que abordou as perspectivas políticas e econômicas do Brasil para os próximos quatro anos. O evento contou com 150 participantes, entre eles empresários, economistas e estudantes.

Na primeira abordagem, utilizou como base o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, do qual é relator no Senado. De acordo com ele, a situação econômica do país deve melhorar de forma lenta e gradual, já que a previsão para os próximos anos é que o país siga com déficit primário, isto é, os gastos serão superiores à arrecadação. 

Durante a apresentação, o senador explicou que é recomendável que os investimentos somem 25% do Produto Interno Bruto (PIB), criando um ciclo de desenvolvimento constante. Por conta da frágil situação financeira do Brasil, o índice no país foi de apenas 16%. 

Em situações em que não se pode contar com o apoio do estado, é necessário criar condições para que os investimentos no país cresçam, explicou. “Essa é a saída que eu vejo para o Brasil. Se não houver condições para o capital estrangeiro vir, não haverá economia”, observou. 

O senador concluiu a palestra afirmando que, para uma mudança de panorama do país, é fundamental que aconteçam as reformas administrativa, tributária e política, especialmente esta última. 

Com informações do blog do Instituto Democracia e Liberdade
Foto: Felipe Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *