NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS É ENCONTRADA EM BRASILEIROS NO JAPÃO

NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS É ENCONTRADA EM BRASILEIROS NO JAPÃO

Quatro viajantes brasileiros chegaram ao Japão contaminados por uma nova variante do coronavírus. Eles desembarcaram em Tóquio, no aeroporto Haneda, logo depois da virada de ano, em 2 de janeiro. Entretanto, o Ministério da Saúde do país só anunciou a descoberta neste domingo (10/1). As informações são do Correio Braziliense com Agência Estado.

Essa mutação é diferente das outras duas encontradas no Reino Unido e na África do Sul. Ambas provocaram disparada de casos da covid-19 nos países em que se originaram, mas ainda não há informações sobre uma possível cepa brasileira. Um oficial do Ministério da Saúde do Japão declarou que estão sendo realizados testes para determinar a eficácia das vacinas contra a variação.

“Até o momento, não há indícios que mostram que a nova variante encontrada nos brasileiros é altamente infecciosa”, disse Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão. Os viajantes brasileiros são do estado do Amazonas e apresentam diferentes sintomas.

Dos quatro, dois adolescentes tiveram mais sorte: uma não apresentou sintomas e outro teve apenas febre, diz o relatório do governo do Japão. Por outro lado, uma mulher de cerca de 30 anos teve dor de cabeça e garganta, e um homem de cerca de 40 anos de idade apresentou problemas respiratórios.

O Japão já registrou quase 290 mil casos da covid-19 e soma mais de 4 mil mortos pela doença. Após o crescimento do índice de novos casos, foi declarado estado de emergência em Tóquio e cidades do entorno na última quinta-feira (07/01).

Foto: Agência Brasil

Do Correio Braziliense com informações da Agência Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *