NOVA PONTE BRASIL-PARAGUAI FACILITA INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA NA AMÉRICA DO SUL

NOVA PONTE BRASIL-PARAGUAI FACILITA INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA NA AMÉRICA DO SUL

O líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP/PR), afirmou nesta quarta-feira (02/12) que a nova ponte ligando o Brasil ao Paraguai vai facilitar a integração logística e o acesso dos produtos brasileiros ao Oceano Pacífico. A estrutura está sendo construída com recursos do Itaipu Binacional em parceria com os Governos Federal e Estadual.

Barros acompanhou o presidente Jair Bolsonaro na vistoria técnica das obras na terça-feira (01/12). “Uma obra importantíssima, de alto padrão, que vai suportar todo o movimento de carga pesada entre os dois países. Isso vai facilitar a integração logística de transporte de cargas e o acesso ao Pacífico dos produtos brasileiros, o que economizará no transporte marítimo”.

A nova estrutura – chamada de “Ponte da Integração Brasil – Paraguai” – está com 4 % das obras concluídas. O deputado explicou que a ponte será destinada para o fluxo de caminhões e de cargas pesadas. “Hoje os caminhões só rondam à noite na Ponte da Amizade. Os caminhoneiros passam o dia todo aguardando para atravessar de madrugada, com essa nova ligação haverá fluxo normal das cargas e a Ponte da Amizade servirá ao turismo”.

Além disso, o convênio com a Itaipu prevê também a construção de 15 quilômetros de vias de acesso no Brasil e mais 35 quilômetros no Paraguai para evitar que os caminhões trafeguem dentro das cidades. “São obras complementares muito relevantes para toda a região”, afirmou Ricardo Barros.

INÍCIO – As obras são executadas dentro de um convênio entre Itaipu Binacional e o governo federal com o Governo do Estado, por meio da secretaria de Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Estão sendo gerados cerca de 500 empregos diretos (85% de operários da região) e 1.500 indiretos na cadeia de fornecedores.

O deputado Ricardo Barros lembra que as negociações iniciaram da obra iniciaram em 2018 com a assinatura de um convênio entre os dois países firmado pelo presidente Michel Temer, pelo presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez e pela governadora Cida Borghetti. Além das diretorias da Itaipu Binacional.

“É um convênio que o Estado do Paraná tem papel fundamental e nós estamos felizes que a obra está em amplo andamento e que vai brevemente poder iniciar o seu serviço aos dois países”.

Foto: Divulgação / Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *