NA SEMANA SANTA, IGREJA CATÓLICA TRANSMITE MISSAS E INCENTIVA ORAÇÕES EM CASA

NA SEMANA SANTA, IGREJA CATÓLICA TRANSMITE MISSAS E INCENTIVA ORAÇÕES EM CASA

Por conta das alterações na rotina dos brasileiros impostas pela pandemia de coronavírus, a Igreja Católica realizou uma série de alterações na Semana Santa, iniciada nesta quinta-feira (09/04). Sem a presença de público nas igrejas, missas serão transmitidas online e a Arquidiocese de Curitiba está também incentivando as orações em casa.

Desde o dia 19 de março as paróquias de Curitiba não recebem os fiéis em suas celebrações. Por isso, disponibilizou para as famílias um roteiro litúrgico de oração, para que todos possam celebrar em suas casas o Tríduo Pascal.

Nesta quinta-feira foi realizada a missa da Ceia do Senhor, após o pôr do Sol, por volta das 19 horas. Na Sexta-feira Santa (10/04) tem a Celebração da Paixão do Senhor e o Tríduo se encerra no sábado (11/04) com a vigília pascal, momento da espera pela ressurreição de Cristo. Cada paróquia define os horários de suas celebrações, consulte como será a programação em sua paróquia.

O cenário de coronavírus, no entanto, impôs algumas alterações nas tradições religiosas: não acontece o tradicional ato de lava-pés na quinta-feira, não ocorre a via sacra ou a procissão do Senhor morto na sexta, nem ocorre a bênção “fogo novo” na vigília de sábado, entre outras alterações litúrgicas necessárias pela ausência de público.

Comunhão Eucarística na Páscoa
No domingo de Páscoa (12/04), além das celebrações online, as paróquias de Curitiba foram convidadas a oferecer a comunhão eucarística aos católicos preferencialmente nos carros, no período das 8h às 12h, seguindo as recomendações sanitárias instruídas pela Prefeitura de Curitiba.

Em vídeo divulgado pela Arquidiocese de Curitiba, o arcebispo Dom José Antônio Peruzzo comenta as medidas de precauções e destaca que é necessário também a preparação espiritual, acompanhando missa online e realizando ato de arrependimento dos pecados antes do recebimento da comunhão. Confira aqui quais são as recomendações.

Não serão todas as paróquias com possibilidade de oferecer a comunhão, portanto os fiéis devem consultar previamente os canais de comunicação de sua paróquia.

Horários das celebrações do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, na Semana Santa
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Sem presença de público e com transmissão pela página da Arquidiocese de Curitiba no facebook

Sexta-feira, dia 10/04, às 15h: Narração da Paixão e Adoração da Cruz
Sábado, dia 11/04, às 19h: Vigília Pascal
Domingo, dia 12/04, às 18h: Missa

Os horários das celebrações nas paróquias e a possibilidade de receber a comunhão eucarística no Domingo devem ser consultados diretamente junto aos canais de cada paróquia.

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Do Bem Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *