NA ASSEMBLEIA, CREA-PR PROPÕE AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PARA ARBORIZAÇÃO URBANA

Foto: CREA-PR

Na próxima segunda-feira (19/06), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) apresentará na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma proposta de lei que prevê a destinação de parte da arrecadação com multas ambientais para investimentos em arborização urbana nos municípios paranaenses. A ação faz parte do programa Agenda Parlamentar. 

Uma cidade arborizada melhora a qualidade de vida da população. Segundo o geógrafo e membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Regional Maringá (AGB-RM), José Roberto Francisco Behrend, a arborização urbana é uma responsabilidade dos municípios, mas muitas vezes esbarra em dificuldades orçamentárias, especialmente nos casos de municípios pequenos. Isso porque o trabalho demanda muito recurso financeiro, envolvendo desde o trato e plantio de mudas a podas e destoca, que é a retirada da raiz e substituição por uma árvore nova. “Requer um investimento alto e nem sempre existe fonte de receita para fazer frente a isso”, diz.

É diante dessa dificuldade que um grupo de profissionais que atua na regional de Maringá irá propor que a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná transforme em projeto de lei a destinação de parte da arrecadação com multas ambientais para os municípios investirem em arborização.

“O Ibama, o Instituto Água e Terra, a Polícia Ambiental e a fiscalização dos municípios lavram autos de infração por descumprimento de regras ambientais. Propomos que o uma parte do valor arrecadado com multas do tipo seja revertida para os municípios melhorarem os serviços de arborização”.

José Roberto Francisco Behrend, geógrafo e membro da AGB-RM

Além de cidades mais arborizadas, caso a proposta se torne lei, outro impacto na sociedade será a valorização profissional, pois uma gama de profissionais ligados ao sistema Confea/Crea estão envolvidos direta ou indiretamente ao serviço de arborização, uma vez que abrange áreas como ambientais, iluminação pública, em razão da interferência de cabos, tubulações de esgoto e calçadas, por causa da competição de espaço com raízes, planejamento, entre outras.

Agenda Parlamentar

A Agenda Parlamentar é um programa do Crea-PR que envolve profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea e Entidades de Classe, que estudam e trabalham para sugerir formas de colaborar com a gestão pública, em benefício da sociedade e da valorização profissional. Incluindo a proposta com o tema da arborização, que foi sugerida pelos profissionais das Entidades de Classe que fazem parte da regional Maringá do Crea-PR, ao todo 25 serão apresentadas aos parlamentares na próxima segunda-feira (19/06), em Curitiba.

Do CREA-PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *