MÉDICA BRASILEIRA É NOMEADA POR BIDEN PARA A FORÇA-TAREFA CONTRA A COVID-19

MÉDICA BRASILEIRA É NOMEADA POR BIDEN PARA A FORÇA-TAREFA CONTRA A COVID-19

A brasileira especialista em biodefesa Luciana Borio integrará a força-tarefa contra o coronavírus anunciada nesta segunda-feira, 9, pelo presidente americano eleito Joe Biden. A equipe será responsável em elaborar um plano para a nova administração democrata combater a pandemia que já matou mais de 230 mil pessoas nos Estados Unidos. As informações são do Estadão.

Luciana Borio é brasileira, mas dedicou boa parte de sua vida profissional e acadêmica à construção de um programa de biodefesa nos Estados Unidos que prevê, entre outras coisas, a preparação para enfrentar uma pandemia. Nos últimos três anos, ela assistiu a um esvaziamento do sistema contra epidemias que ajudou a colocar de pé.

Ela começou a trabalhar no governo americano na presidência de George W. Bush depois do atentado às Torres Gêmeas, em 2001, e de lá para cá assumiu cargos de liderança nos governos Barack Obama e Donald Trump. Foi diretora para preparação médica e de biodefesa do Conselho de Segurança Nacional, que assessora a Casa Branca – órgão que foi extinto no governo Trump.

Conexão paranaense
Segundo informações do site Contraponto, a médica é filha do empresário paranaense Leônidas Lopes Borio, já falecido. Luciana, nascida no Rio de Janeiro em 1970, é filha do segundo casamento do empresário.

Leônidas Lopes Borio nasceu em Curitiba. Era engenheiro formado pela Universidade Federal do Paraná. Durante muitos anos dirigiu a empresa Paraná Equipamentos S/A. 

Foto: Reprodução/Youtube

Do Estadão com Contraponto.jor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *