MARÉ ALTA DANIFICA CONSTRUÇÃO EM GUARATUBA

MARÉ ALTA DANIFICA CONSTRUÇÃO EM GUARATUBA

A força da água do mar danificou rampas de acesso à praia que estão sendo construídas em Guaratuba, no litoral do Paraná, na madrugada deste domingo (23/02).

Apesar do estrago, de acordo com o Corpo de Bombeiros e com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o litoral do estado não foi atingido por uma ressaca.

O que se identificou foi uma condição de maré alta que se intensificou com a proximidade de uma frente fria.

“Não é considerada uma ressaca. Nós temos uma Lua Nova, e a maré está 1,5 metro. Nós temos hoje o máximo de maré que nós podemos ter na nossa condição de litoral”, explicou o capitão do Corpo dos Bombeiros Ícaro Gabriel.

Ainda segundo o oficial, houve a passagem de um vento em direção ao sul, de uma frente fria próxima ao estado, que acabou empurrando a água para mais próximo da calçada.

Segundo o capitão, isso é mais comum no inverno, mas, acabou acontecendo, e por isso a faixa de praia praticamente desapareceu.

Diante deste cenário, a recomendação é sempre procurar uma área protegida por guarda-vidas para se banhar e ficar no raso.

Quem foi à praia neste domingo, encontrou também coqueiros derrubados.

O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Guaratuba informou que, atualmente, são cinco rampas de acesso à praia em Guaratuba, sendo que duas estão com estragos na parte final.

Essas rampas, de acordo com a prefeitura, foram construídas com madeira e são provisórias – as definitivas terão base de concreto. A previsão, segundo a administração municipal, é de que sejam construídas sete rampas.

Foto: Wesley Cunha/ RPC Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *