MAIS DE MIL PESSOAS ESPERAM POR UM LEITO EXCLUSIVO DA COVID-19 NO PARANÁ

MAIS DE MIL PESSOAS ESPERAM POR UM LEITO EXCLUSIVO DA COVID-19 NO PARANÁ

Nesta segunda-feira (24/05), mais de mil pessoas esperam por um leito exclusivo da Covid-19 no Paraná. De acordo com dados da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 498 pacientes aguardam por um leito de UTI e 580 pessoas estão na fila por um leito de enfermaria. As informações são do Paraná Portal.

O pico da fila de espera por leitos da Covid-19 no Estado foi no dia 16 de março, quando 1.357 pessoas esperavam para ter atendimento adequado. Na sexta-feira (24/05), o secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que a ocupação dos leitos está no limite. Neste dia, a fila de espera era de 689 pessoas. Dois dias depois do alerta, o número ultrapassa a marca de mil.

“Temos cidadãos paranaenses com menos de 60 anos lotando as nossas UTIs, com jovens de 30 a 35 anos intubados, a gravidade da doença se alastrou. De todos os testes RT-PCR que estão sendo liberados hoje no Paraná, 45% foram positivos. Esse número tinha que estar até 15%”, disse Beto Preto.

Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI/SUS está em 95%. Das 1.936 vagas disponíveis no Paraná, apenas 99 estão livres. O cenário da ocupação de leitos de enfermaria está um pouco melhor, em 84%, porém, com o aumento das confirmações de casos positivos, o número também deve subir nos próximos dias.

Para tentar conter o avanço da Covid-19 no Paraná, o governo estadual divulgou um novo decreto com mais restrições. O toque de recolher foi ampliado e os serviços não essenciais, como o comércio, não poderão abrir aos domingos.

Na Capital, onde os números também são alarmantes, os mercados e comércios ficaram fechados durante o sábado e domingo. Apesar disso, mais de 500 pessoas foram abordadas em parques e praças.

No parque do Museu Oscar Niemeyer, por exemplo, os policiais militares dispersaram uma aglomeração de cerca de 500 pessoas, além de encaminharem mais duas por uso e porte de drogas.

Foto: Geraldo Bubniak / AEN

Do Paraná Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *