LITORAL DO PARANÁ TEM TRÊS BARREIRAS SANITÁRIAS CONTRA COVID-19

LITORAL DO PARANÁ TEM TRÊS BARREIRAS SANITÁRIAS CONTRA COVID-19

Começaram as barreiras sanitárias em três estradas que dão acesso ao litoral paranaense. As blitze educativas acontecem em três postos do Batalhão de Polícia Rodoviária do Paraná: Coroados, Alexandra e Pontal do Paraná. Além de policiais, as barreiras contarão com apoio de funcionários das prefeituras do Litoral. As informações são do Bem Paraná.

Segundo o secretário de Segurança, Romulo Marinho Soares, em entrevista ao Boa Tarde Paraná, da RPC, neste sábado (26/12), os carros serão parados por amostras: “Todos os ocupantes do carro passarão por medição de temperatura, além de receberem informações sobre a Covid-19. Documentos dos veículos serão verificados, assim como a carteira dos motoristas”.

Ele também informou que em caso de alteração de temperatura, os cidadãos terão a opção de seguirem aos postos de saúde de Matinhos ou retornarem ao município de origem. As barreiras seguem até pelo menos o dia 31 de dezembro.

De acordo com o secretário, além do reforço de 2 mil policiais para a Operação Verão Consciente, mais 200 PMs reforçam o cumprimento das medidas determinadas em decreto estadual contra a Covid-19, como uso da máscara, distanciamento, toque de recolher e restrição da venda e consumo de bebida alcoólica. “Estaremos nas ruas para fazer com que os decretos sejam cumpridos e possamos evitar a contaminação por Covid-19”, afirmou Soares.

Com a pandemia do coronavírus à solta, o curitibano deverá evitar descer para o Litoral do Paraná nas festas de Natal e Ano Novo. Tudo para se evitar aglomerações de pessoas – que é a principal via de disseminação do vírus. A sugestão de ficar em Curitiba tem sido feita pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. A razão do apelo é simples: se muita gente for ao Litoral e se contaminar, fica difícil atender todo mundo. “A gente tem orientado de forma geral que quem puder ficar em casa, não viajar, que tome essa decisão. Quem tiver a escolha de fazer reunião familiar menor, é importante’, afirmou o secretário Beto Preto.

A população nos sete municípios litorâneos é de 300 mil pessoas. Considerando as três cidades que têm balneários, o total é de pouco mais de 100 mil pessoas – a população é de 27,9 mil em Pontal do Paraná, 35,2 mil em Matinhos e 37,5 mil em Guaratuba. Contudo, somente no último Réveillon, as três cidades receberam 2,5 milhões de visitantes, de acordo com cálculos da Secretaria. A grande maioria deles era de Curitiba.

Preocupa também a ocupação de UTIs do SUS exclusivas para Covid-19 no Litoral. No Hospital Regional do Litoral, que tem leitos de UTI e enfermaria exclusivos para coronavírus, a ocupação das enfermarias está em 100% e dos leitos em UTI em 90%, segundo boletim de sexta (25) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Foto: Divulgação

Do Bem Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *