LEWANDOWSKI TECE CRÍTICAS À OPERAÇÃO LAVA JATO EM ENTREVISTA

LEWANDOWSKI TECE CRÍTICAS À OPERAÇÃO LAVA JATO EM ENTREVISTA

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski concedeu entrevista ao jornal El País, publicada nesta terça-feira (07/02).

Em determinado trecho da entrevista, o jornal pergunta ao ministro sobre a Lava Jato: “Na teoria, as operações da Lava Jato tinham como missão alcançar todos os extratos do poder em suas relações com a Petrobras. O que deu errado?”

Como o resposta, Lewandowski não poupa a operação de críticas: “verdade é que as operações foram extremamente seletivas, elas não foram democráticas no sentido de pegar os oligarcas de maneira ampla e abrangente. Por isso é preciso ter muito cuidado quando se quer fragilizar os direitos e garantias do cidadão em juízo, dentro de um contexto politicamente matizado. Eu acho que há valores de que não se pode abrir mão de forma nenhuma. São valores que resultam de lutas milenares dos povos contra a autocracia, a tirania, a opressão. É por isso que eu digo que essa avaliação episódica que certas operações produziram pode se mostrar no futuro próximo — e não digo um futuro distante — realmente uma falácia”, respondeu.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *