
A lei que garante a mamografia através da rede pública de saúde para todas as mulheres no Estado do Paraná, de autoria do deputado Ney Leprevost, está completando 12 anos.
De acordo com a lei, a mamografia gratuita e periódica deve ser disponibilizada nas cidades com população maior ou igual a 30 mil habitantes para todos os municípios da região. O exame deverá ser realizado em um prazo máximo de 30 dias após solicitação do médico credenciado.
Segundo a secretaria de Saúde do Estado do Paraná, 2 milhões de mulheres já utilizaram o benefício. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura do câncer de mama.
Para o autor da lei, deputado Ney Leprevost, ver esses números é gratificante.
“Esta lei salva muitas vidas, pois amplia o acesso aos exames na rede pública e incentiva a detecção precoce do câncer de mama. O câncer é uma doença curável, diagnosticado precocemente e tratado de maneira adequada as chances são muito maiores”.
Ney Leprevost, deputado estadual
Para oferecer os testes gratuitamente, o Paraná conta com 184 mamógrafos no Sistema Único de Saúde (SUS) distribuídos entre os municípios das 22 Regionais de Saúde. Segundo os especialistas, a descoberta precoce do câncer de mama eleva a chance de cura a 95%.
No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém é raro e representa apenas 1% do total de casos. Relativamente raro antes dos 35 anos, depois sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Da Assessoria