ITAIPU PREPARA CIRCUITO TURÍSTICO EM FOZ

ITAIPU PREPARA CIRCUITO TURÍSTICO EM FOZ

A partir deste ano, o turismo da usina de Itaipu contará com um novo circuito turístico, que vai ligar o futuro Mercado Municipal de Foz do Iguaçu ao Gramadão da Vila A e à usina. No trajeto, haverá paradas em pontos históricos que remetem à época da construção de Itaipu, como o Hospital Ministro Costa Cavalcanti e a Vila C, bairro construído para abrigar os operários que trabalharam nas obras. O novo circuito turístico está sendo desenhado dentro de um plano diretor. A gestão dos passeios será feita pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), responsável pelo Complexo Turístico Itaipu, na área dentro da usina.

O Gramadão da Vila, um dos espaços de lazer mais frequentados por moradores da Vila Itaipu A e de boa parte de Foz do Iguaçu, passará por uma revitalização completa e será transformado num grande parque de lazer. O projeto irá respeitar a singularidade do espaço, com intervenção mínima no gramado. Previstas ainda para este ano, as obras no Gramadão serão a maior intervenção feita pela usina desde o final dos anos 1990, quando ali foi promovido o primeiro Natal de Foz, e do início de 2000, quando construída uma nova infraestrutura, com Concha Acústica e sanitários. O ponto de encontro estava consolidado.

Os 13 mil metros quadrados do Gramadão vão receber novo mobiliário urbano, ordenamento e adequação das barraquinhas de comidas, reforço na iluminação, arborização e paisagismo, instalação de arquibancadas de concreto, criação de rampas e adaptação da Concha Acústica para diferentes tipos de espetáculos. O parquinho para as crianças também receberá melhorias. A estimativa é de que a reforma comece no segundo semestre do ano que vem. A conclusão está prevista para 2021, num investimento estimado de R$ 2,6 milhões.

As obras do Mercado Municipal, que fará parte do circuito, estão na fase final. Ocupando um antigo galpão da extinta Cobal na Vila Itaipu A, o mercado terá 3,7 mil metros quadrados de área, onde serão instalados 70 boxes, com restaurantes, quiosques, empório, mercearia e comércio em geral, além de uma praça de eventos. O projeto executivo foi elaborado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A responsabilidade pela gestão do local ainda não foi definida, mas já se sabe que ali haverá pontos de embarque e desembarque dos passageiros que forem fazer o passeio..

Da Itaipu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *