IMPRENSA LIVRE

IMPRENSA LIVRE

O que é liberdade de imprensa? Há quem afirme que é a capacidade de uma pessoa de ter acesso e tornar pública uma informação sem a interferência do estado. 

A liberdade de imprensa, livre da influência dos poderes públicos, é garantida pela Constituição e pelas leis.

Quando a liberdade de informar e de opinar é cerceada, estamos diante da censura. Partilho da opinião de que um poder que não serve ao povo, se serve dele. 

Acredito que não exista uma sociedade livre sem liberdade de imprensa e de expressão. No passo seguinte, não existe uma sociedade ou um povo capaz de se desenvolver sem a liberdade. 

Maringá e o Paraná têm convivido, de forma cada vez mais intensa e perigosa, com tentativas de censura e cerceamento da liberdade de expressão e de informação. Novos episódios surgem, onde aqueles de deveriam zelar pela liberdade são os carrascos da censura e da desinformação. A população precisa ficar atenta e identificar quem são os poderosos que preferem se esconder na censura, calando notícias e opiniões.  

Em especial Maringá, como cidade modelo e referência de sociedade organizada, livre e desenvolvida, precisa rejeitar e banir da vida pública todos aqueles que trabalham contra a liberdade de informação e opinião. 

Deixo uma frase de reflexão: “Uma imprensa livre pode, é claro, ser boa ou ruim, mas, certamente sem liberdade, a imprensa sempre será ruim”. Albert Camus.

Imagem: Ponto Final Macau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *