HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ TEM 29 PESQUISAS SOBRE COVID-19 EM ANDAMENTO

Estudos são realizados por estudantes, professores e profissionais que atuam no hospital Foto: UEM

Atualmente, 29 projetos de pesquisas relacionados à Covid-19 estão em andamento no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). O objetivo é entender como o vírus e suas variantes se comportam, avaliar os aspectos gerais e as consequências da doença, verificar a eficácia de medicamentos, entre outros. As informações são do GMC Online.

As pesquisas podem ser realizadas por docentes, multicêntricas, dissertações de mestrado, monografias de especialização ou residência, projetos de pós-doutorado, iniciação científica, de trabalho de conclusão de curso, e até patrocinadas, envolvendo profissionais, estudantes e professores da área da saúde.

Segundo o diretor de ensino, pesquisa e extensão, Celso Vataru Nakamura, o HUM desempenha um papel fundamental não só no atendimento a população para o tratamento da Covid-19, mas na realização de pesquisas sobre o tema. “É uma doença onde ainda é preciso conhecer melhor a sua fisiopatologia, o tratamento adequado e a sua prevenção, seja com a vacinação ou as medidas de contenção do vírus”, diz.

Nakamura destaca que para isso, o HUM, por se tratar de um hospital escola, desempenha o seu papel com muita dedicação, com a participação dos profissionais de saúde nas atividades diárias. “Seja nas áreas básicas, pré-clínicas avançadas ou clínicas, esses conhecimentos produzidos com certeza, contribuem para um melhor atendimento da população acometida com essa doença”.  

A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) vem incentivando o desenvolvimento de pesquisas no HUM procurando uma maior interação dos pesquisadores alocados no campus da UEM e os profissionais que trabalham no hospital. Essa interação permite uma melhor compreensão das necessidades do HUM e contribui para que o pesquisador possa desenvolver para encontrar soluções as essas demandas. 

As Residências Médicas e as Multiprofissionais (Farmácia, Enfermagem, Análises Clínicas, Psicologia e Odontologia) vêm de encontro com esse objetivo. Além disso, programas de estágios obrigatórios e não obrigatórios, projetos de ensino e de extensão contribuem no desenvolvimento de pesquisas nos diferentes setores do HUM.

Do GMC Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *