HEMEPAR REGISTRA REDUÇÃO NO NÚMERO DE DOAÇÕES DE SANGUE NO PARANÁ

HEMEPAR REGISTRA REDUÇÃO NO NÚMERO DE DOAÇÕES DE SANGUE NO PARANÁ

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registrou redução nos estoques de sangue para doação desde fevereiro.

A Secretaria da Saúde destaca que, nesta semana, o Hemepar está com apenas cinco bolsas de plaquetas, enquanto que o normal é ter em estoque cerca de 19.

Conforme a secretaria, são necessárias 10 doações para uma bolsa/dose de plaqueta por aférese – processo que retira uma única célula do sangue total, usada em pacientes com sangramento devido à doenças como leucemia e anemia.

A secretaria afirma que, normalmente, são recebidos em média 120 doadores por dia mas que, nesta semana, a média foi em torno de 70.

O período de férias e de pós-férias é normal haver queda nas doações mas, neste ano, a redução foi mais acentuada, segundo a secretaria.

Hemepar
O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná.

A secretaria orienta que o público jovem e adulto faça a doação de sangue antes de buscar a unidade de saúde para a imunização contra o sarampo e a febre amarela.

O motivo é que depois de receber as doses das vacinas é preciso cumprir um intervalo de 30 dias sem doar sangue.

Para ser doador é preciso:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 quilos;
  • Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Foto: Venilton Kuchler/Arquivo AEN

Do G1 Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *