GIACOIA RECEBE O MAIOR NÚMERO DE VOTOS PARA COMANDAR MP DO PR

GIACOIA RECEBE O MAIOR NÚMERO DE VOTOS PARA COMANDAR MP DO PR

O procurador de Justiça Gilberto Giacoia recebeu o maior número de votos para ocupar a cadeira máxima do Ministério Público do Estado do Paraná, a de procurador-geral de Justiça, pelos próximos dois anos. As informações são de Catarina Scortecci, da Gazeta do Povo.

Giacoia obteve 595 votos no pleito desta sexta-feira (13/03). O seu único adversário, o promotor de Justiça Fuad Chafic Abi Faraj, recebeu 103 votos. Os números dos votos obtidos por cada um agora serão levados ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que é quem define o vencedor. O Palácio Iguaçu ainda não informou qual a posição de Ratinho Junior, que tem até 15 dias para fazer a indicação.

Do total de 764 membros do MP (promotores e procuradores de Justiça), 738 participaram do pleito realizado nesta sexta-feira (13) e cada um pôde votar em até dois candidatos. Houve 48 votos em branco e 54 nulos.

Giacoia é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010). Ele é integrante do MP há 39 anos. Já foi procurador-geral de Justiça por três gestões, entre 1998 e 2000 e 2012 e 2016, e também presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), de 1999 a 2000. Giacoia ainda é professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que integra a Universidade do Norte do Paraná (Uenp).

Além de conduzir administrativamente o MP, o procurador-geral de Justiça é quem tem competência para propor alguns tipos de ações judiciais, como as que envolvem juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos, governadores. O atual procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, está no cargo há dois biênios. O procurador-geral de Justiça só pode ser reconduzido uma única vez.

Foto: Nani Gois / arquivo Alep

Da Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *