CORONAVÍRUS: VEJA O QUE FOI CANCELADO OU ADIADO NO PARANÁ

CORONAVÍRUS: VEJA O QUE FOI CANCELADO OU ADIADO NO PARANÁ

Com o intuito de prevenir a transmissão do novo coronavírus, autoridades públicas e organizadores de atividades particulares, com aglomeração de pessoas, decidiram suspender ou adiar os eventos.

Os últimos dados do Ministério da Saúde, divulgados no domingo (15), mostraram que no Paraná há 80 casos suspeitos do novo coronavírus; seis pessoas testaram positivo; e 50 suspeitas foram descartadas.

Não há confirmação de transmissão comunitária – que são aqueles casos em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

UNIVERSIDADES
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) suspenderam as aulas por duas semanas por causa do novo coronavírus.A medida é válida para as atividades letivas acadêmicas presenciais, a partir desta segunda-feira (16).

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, suspendeu, por recomendação do Ministério da Saúde, todos os eventos com aglomerações de pessoas como uma das medidas de prevenção ao novo coronavírus. Palestras, simpósios, congressos e outros eventos acadêmicos.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anunciou que palestras, seminários, eventos culturais e desportivos, previstos para março e abril, devem ser cancelados.

Os campi de Realeza, no sudoeste do Paraná, e de Laranjeiras do Sul, na região central do estado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão com as atividades acadêmicas presenciais suspensas a partir desta segunda-feira (16).

A Universidade Positivo anunciou que vai seguir as recomendações das autoridades públicas de saúde e que as aulas presenciais dos alunos de graduação e pós-graduação foram suspensas de 17 a 29 de março.

RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS
A Universidade Federal do Paraná vai fechar os Restaurantes Universitários (RUs) a partir desta segunda-feira (16). O objetivo da medida, de acordo com a UFPR, é evitar o aglomerado de pessoas nos RUs e a contaminação de alimentos e utensílios de cozinha.

Os RUs servem mas de dez mil refeições por dia em todo o estado. Não há data definida para a reabertura dos restaurante.

DETRAN
A sede do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) no Centro de Curitiba suspendeu as atividades temporariamente por causa do novo coronavírus

Nesta segunda-feira (16), a unidade já amanheceu com as portas fechadas. Ela fica na Rua João Negrão, nº 246.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) suspendeu por 30 dias o acesso à população ao prédio.

Conforme ato da Comissão Executiva apenas poderão entram na Alep deputados estaduais, servidores, profissionais de veículos de imprensa, terceirizados e representantes de entidades e órgãos públicos, todos previamente credenciados.

Também estão suspensas sessões solenes, audiências públicas, visitas guiadas e demais eventos não diretamente relacionados às atividades legislativas.

JUDICIÁRIO
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu por 60 dias concursos e procedimentos seletivos que exijam provas presenciais ou entrevistas coletivas.

Com esta medida, as bancas de avaliação de candidatos autodeclarados com deficiência ou afrodescendentes do concurso de Técnico Judiciário estão suspensas.

Em Londrina, a Justiça do Trabalho publicou portaria suspendendo audiências, leilões, perícias e quaisquer outras ações que reúnam pessoas. A medida vale desta segunda-feira (16) até domingo (29).

FESTIVAL DE CURITIBA
O Festival de Curitiba, que estava previsto para começar no dia 24 de março, foi adiado em virtude da confirmação dos casos de coronavírus no Paraná. O evento está reagendado para setembro de 2020, entre os dias primeiro e 13.

TEATRO GUAÍRA
Todas as apresentações programadas para os auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra foram adiadas. Segundo o governo estadual, a medida é prudente tendo em vista que as instalações são fechadas e grande parte do público é formada por pessoas idosas.

CASAMENTO COLETIVO
O casamento coletivo que seria realizado no dia 28 de março na Arena da Baixada, em Curitiba, foi adiado para julho. A desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) Joeci Camargo, responsável pela organização do evento, afirmou que a nova data ainda será definida.

PARQUE NACIONAL DO IGUAZÚ
O Parque Nacional do Iguazú, em Puerto Iguazú, na Argentina, suspendeu o atendimento aos visitantes neste domingo (15). A medida é para evitar a aglomeração de pessoas e prevenir a Covid-19. A informação foi divulgada pelo governo argentino e vale por tempo indeterminado.

CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS
A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerias do Paraná, anunciou que suspendeu eventos oficiais e irá contratar 30 médicos em regime emergencial para o combate do novo coronavírus da cidade.

Conforme a prefeitura, os novos médicos irão atuar nas unidades de saúde do município pelo prazo de 90 dias, podendo ter o contrato renovado por mais 90 dias.

JOGOS DA TERCEIRA IDADE
Em Cascavel, no oeste do Paraná, os Jogos da Terceira Idade foram adiados. Os jogos começariam na segunda-feira (16) e iriam até o dia 30 de março. Não há data prevista a realização da atividade, segundo a prefeitura.

JOGOS ESCOLARES
As competições dos Jogos Abertos do Paraná, em Cascavel, no oeste do Paraná, foram suspensas por tempo indeterminado. As disputadas da fase municipal ocorreriam entre os dias 20 e 28 de março. A medida foi tomada pela Secretaria de Saúde do município, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

EVENTOS PÚBLICOS
A Prefeitura de Cascavel publicou um decreto que suspende alguns eventos públicos na cidade por 14 dias. A informação foi divulgada na sexta-feira (13). A Feira do Teatro, o Domingão Calçadão, a inauguração do Ecopark e a Corrida Ecopark foram suspensos por tempo indeterminado em Cascavel.

HOSPITAIS
O Hospital Evangélico de Londrina, no norte do Paraná, suspendeu visitas aos pacientes. Acompanhantes nos quartos serão autorizados apenas para pacientes graves, menores de 18 anos e para idosos com 60 anos ou mais. Além disso, a administração pede que quem tiver sintomas de gripe não vá ao hospital.

A Santa Casa de Cambé, também no norte do estado, suspendeu as visitas e tem avaliado cada caso para a liberação de acompanhantes.

AULAS
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decidiu suspender as aulas da rede municipal de ensino. A suspensão começará a partir de terça-feira (17) e, a princípio, terá duração de 15 dias.

Foto: José Fernando Ogura/Alep

Do G1 Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *