CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA CAI 5,9% NO 2º TRIMESTRE DE 2020 NO PARANÁ

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA CAI 5,9% NO 2º TRIMESTRE DE 2020 NO PARANÁ

O consumo de energia elétrica caiu 5,9% no 2º trimestre de 2020 no Paraná em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o governo estadual.

Esse consumo é na área de concessão da Companhia Paranaense de Energia (Copel) que, segundo o governo, cobre 393 das 399 cidades do estado.

Conforme o governo estadual, a principal razão da queda foi a redução da atividades econômicas em várias áreas por causa da pandemia do novo coronavírus.

‘Mercado fio’
O Governo do Paraná explicou que esse resultado é do “mercado fio” da Copel – que inclui os consumidores atendidos pela empresa (o mercado cativo) e os consumidores livres, que são empresas com demanda maior que 500 kW.

Essas empresas escolhem deixar o mercado regulado para negociar a compra de energia no mercado livre. A maior queda no consumo, de acordo com o governo estadual foi registrado entre as empresas de maior porte

Mercado cativo
O mercado cativo é formado pelos consumidores atendidos pela Copel Distribuição. Eles se dividem nos seguintes setores: comércio e serviços, industrial, residencial e rural.

No mercado cativo, a baixa ocorreu principalmente por causa dos setores de comércio e serviços e do industrial, de acordo com o governo estadual.

A alta no consumo de energia foi registrada, segundo o governo, no segmento residencial (5,2%) e, depois, no rural (3,3%).

Os consumidores residenciais da Copel totalizam 3,8 milhões, de um total de 4,7 milhões.

Foto: AEN

Do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *