COM AGENDA PARALELA À EXPO DUBAI, COMITIVA PARANAENSE BUSCA AMPLIAR INVESTIMENTOS NO ESTADO

Foto: Governo do Paraná

Além de representar o Brasil na Expo Dubai 2020, a comitiva paranaense liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior aproveitará a oportunidade para cumprir uma série de agendas que visam a construção de novos acordos comerciais e a atração de mais investimentos para o Paraná. A agenda dos representantes do Governo do Estado, municípios e empresários paranaenses de diversos segmentos econômicos começa já neste sábado (09/10) As informações são da AEN.

O primeiro compromisso é uma reunião com a Câmara Árabe de Comércio. A ideia é aumentar intercâmbios culturais e visitas em berços de tecnologia do Estado, como o Tecpar. O objetivo também é trazer grupos de empresários e governos dos países interessados para conhecer os parques tecnológicos do Paraná, públicos e privados.

Outras agendas estão marcadas para Abu Dhabi, próxima à Dubai, onde o grupo participa de uma audiência com os fundos soberanos Abu Dhabi Investiment Autority, o Abu Dhabi Financial Group e o Mubadala Investment Company.

Os Emirados Árabes Unidos são donos de alguns dos maiores fundos soberanos do mundo e também sede de grandes fundos globais de capitais privados. Juntos, estima-se que eles possuam mais de US$ 3 trilhões para injetar em empresas e projetos de infraestrutura, mineração, óleo e gás, aviação, energias renováveis, alimentos e agricultura, áreas em que o Governo do Paraná tem focado no projeto de desenvolvimento econômico.

Há na programação, ainda, uma reunião com o presidente e CEO da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, Hamad Buamim. A Câmara é a maior organização que representa o setor privado de Dubai e atua para facilitar o comércio e o intercâmbio de negócios. Atualmente, ela já possui um escritório de representação em São Paulo, responsável por todos os investimentos na América Latina.

O governador Ratinho Junior também deve se encontrar com a diretoria da Emirates Airlines. Segundo ele, o diálogo com os fundos soberanos, a Câmara de Comércio e Indústria e empresários de diversos setores é uma forma de ampliar as fontes de recurso que podem contribuir com o desenvolvimento do Paraná ao longo dos próximos anos.

Esses encontros também podem auxiliar em três grandes objetivos do Estado: manter o crescimento sustentável, ampliar a infraestrutura a ponto do Paraná se tornar um hub logistico da América do Sul e promover negócios inovadores.

“Mesmo durante o auge da pandemia, o Paraná não parou de buscar alternativas para a retomada do crescimento econômico. Com o avanço da vacinação e a reabertura gradual da economia, encaramos esta agenda como uma oportunidade de buscar novas fontes de recursos para continuar avançando na melhoria da infraestrutura do Paraná e na atração de novos investimentos para o Estado”, afirma o governador.

PORTO DE JEBEL ALI – Na agenda, também está incluída uma visita ao Jebel Ali Port. Localizado na cidade de mesmo nome, a cerca de 35 quilômetros de Dubai, trata-se do maior porto artificial do mundo e o mais movimentado do Oriente Médio. Com mais de 134 quilômetros quadrados de área construída, a estrutura abriga mais de 5.500 companhias de 120 países.

A zona franca dispõe de áreas industriais e de armazenagem que estão conectadas ao Aeroporto de Jebel Ali, o que faz do porto um exemplo de eficiência em logística, além de ser um ponto de desembarque de cruzeiros de turismo, cada vez mais comuns na região.

“Um dos nossos principais compromissos é transformar o Paraná em um grande hub logístico da América Latina, no qual o Porto de Paranaguá possui papel essencial”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Para alcançarmos este objetivo, nada melhor do que buscar exemplos de sucesso no mundo, como é o caso de Jebel Ali”.

FÓRUM ÁFRICA – Representantes do Estado também vão participar do Global Business Forum (GBF) África, que está reunindo a comunidade de comércio global para explorar oportunidades de comércio bilateral entre Dubai e a África Subsaariana. O GBF África 2021 é focado na superação de desafios no cenário de pós-pandemia da Covid 19 e na Área de Livre Comércio Continental Africana.

O GBF África faz parte de uma série eventos globais organizados em Dubai e que também exploram o potencial econômico de outras regiões, incluindo a América Latina. Mais de 1.800 reuniões de negócios bilaterais já foram organizadas entre investidores e autoridades do mundo inteiro desde que os fóruns foram criados, em 2013, o que o torna uma nova oportunidade de negócios para o Paraná.

EXPO DUBAI E BUSINESSE EXPERIENCE – A Expo Dubai 2020, iniciada na última sexta-feira (1), vai até março de 2022 e contará com a participação de mais de 190 países nos 181 dias de evento. A edição tem como tema a frase “Conectando Mentes, Criando o Futuro”. Os países participam com pavilhões que representam suas nações, divididos em três distritos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade.

O Paraná é o primeiro estado a assumir o espaço brasileiro na feira, que tem 4,4 mil metros quadrados. O conceito da exposição paranaense é batizado de “Wow! All Around”, frase em inglês equivalente a “surpresa por toda parte” e que sugere as diversas formas de encantamento que o Estado pode proporcionar a quem o conhece.

O Estado também está focado em novos negócios no Paraná Business Experience. As rodadas de negócios acontecerão nos dias 11 e 12 de outubro no hotel Crowne Plaza. Lá, as empresas paranaenses farão apresentações e reuniões com potenciais interessados. Entre os países que já confirmaram presença, estão Egito, Arábia Saudita, Itália e Emirados Árabes Unidos.

Da AEN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *